A TASCA (Ponta Delgada, Açores)

(provavelmente) o Melhor Restaurante de Ponta Delgada!

A primeira vez que ouvimos falar d’A Tasca, ainda íamos no táxi a caminho do aeroporto em Lisboa para embarcar para a Ilha de São Miguel, nos Açores. O motorista literalmente interrompeu a nossa conversa animada sobre os próximos dias nos Açores para nos dar dois conselhos que se revelaram bastante interessantes: “têm que ir à Tasca em Ponta Delgada e não vão comer cozido ao Tonys!”. Escrevemos as dicas e seguirmos para o nosso voo para os Açores, sem lhes prestar assim tanta atenção. Mas a verdade é que, quando começámos a pedir dicas de restaurantes na Ilha… A Tasca foi aquele que mais pessoas indicaram, e ainda por uma margem bastante simpática. Por isso, fomos até lá. E voltámos, sempre que regressámos a Ponta Delgada.

a tasca ponta delgada

Ora, a primeira coisa que é importante saber acerca d’A Tasca é que não se janta lá sem marcação prévia. Apesar de estar aberto até às 2 praticamente todos os dias, é preciso reservar. Obrigatório! A situação tornou-se ainda mais complicada com as limitações de lugares resultantes das regras impostas pelo Governo para o controlo da pandemia, mas já antes era assim. Ir sem reserva é sinónimo de esperar umas horas… ou voltar para trás.

Mal se entra no restaurante percebe-se que é completamente despretensioso, mas não é uma tasca normal. É uma tasca com bom gosto, e com gente de todas as faixas etárias e estilos. Desde jantares de grupo, a casais em jantar romântico, a jantares de gala com pessoas vestidas a rigor! É um espaço para amigos e famílias, que nunca deixa de ser acolhedor e simpático.

O serviço é algo que já não víamos há muito muito tempo. Jovens, divertidos, sempre a meterem-se com toda a gente mas sem serem demasiado intrusivos. Entregam-nos a ementa do restaurante, que tem um formato de jornal, com notícias do espaço e os pratos (e que, como seria de esperar, quase toda a gente leva consigo para casa). Mas, mesmo com pratos escolhidos, quem nos atende está sempre pronto a dar a sua opinião, sobre as escolhas e a quantidade. É assim que deve ser, sempre.

a tasca ponta delgada

Além da ementa, existem também quadros de ardósia nas paredes, onde se destacam os pratos do dia, especialmente os peixes. Há muita coisa diferente do que temos no Continente, e ainda bem! Mas já lá vamos, porque um jantar n’A Tasca começa sempre com petiscos!

O Bolo Lêvedo com Manteiga de Alho serve de couvert, para nos lambuzarmos um bocadinho antes de chegarem os petiscos à moda dos Açores:a Alheira de Santa Maria com Batata Doce e Inhame, assim como a Batata Recheada com Queijo da Ilha e Enchidos Regionais. Não sabendo bem por onde começar uma coisa é certa: é tudo excelente. A alheira grelhada, seca e deliciosa sem ser enjoativa. A batata recheada é uma verdadeira bomba, mas muito saborosa.

a tasca ponta delgada

Outro prato emblemático é o Polvo com Compota e Crocante de Amêndoa, Queijo e Mel. O polvo muito tenro e com a compota para lhe dar uma doçura engraçada e o crocante que já era mais normal, mas o conjunto não deixa de ser muito interessante. Um maravilhoso começo!

a tasca ponta delgada

Para quem gosta, outro petisco muito pedido n’A Tasca são as Lapas, aqui grelhadas com molho tipo um Bulhão Pato, e com laranja para espremer por cima. Não são as melhores que já comemos, mas também não somos os maiores fãs, por isso… 😉

a tasca ponta delgada

Depois, e se quisermos ir aos pratos principais, temos o célebre Peixe Porco. Uma verdadeira surpresa, com o peixe muito delicioso e bem grelhado, acompanhado por umas simples batatas cozidas, puxadas ao sal, e uma espécie de coleslaw. Por outro lado, os Lombos de Atum são um bocadinho mais “normais”, mas ainda assim o atum não engana e acaba por ser um prato muito saboroso, exactamente por causa da frescura do peixe. Acompanham com inhame, que é um tubérculo com um sabor muito peculiar.

a tasca ponta delgada
a tasca ponta delgada

As sobremesas n’A Tasca são também muito variadas e há algumas que são completamente imperdíveis! O Bolo de Ananás e o Pudim de Inhame são, no mínimo, sublimes. Sabores excelentes, e no caso do último, surpreendentes! Depois, mais normais, o Bolo de Bolacha e o Bolo de Mel, que cumprem perfeitamente o objetivo de terminar uma refeição excelente.

a tasca ponta delgada
a tasca ponta delgada

Quando saímos d’A Tasca na primeira visita (a primeira de várias), lembrámo-nos logo do taxista que nos levou ao aeroporto em Lisboa, que nos deu a dica que acabámos por comprovar: A Tasca é uma paragem obrigatória em Ponta Delgada, não só pela comida a preços justos como pelo serviço fora de série. Foi o nosso restaurante preferido em São Miguel desde a primeira visita… e por isso, sempre voltamos à Ilha, voltamos lá!

Preço: 20€ pessoa (entrada, vinho, prato sobremesa)
Informações & Contactos:
Rua do Aljube, 20 | 9500-049 Ponta Delgada | 296 288 880

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.