ARIPO

As arepas não são para mim… 🙁

Gosto muito de experimentar comidas novas, coisas mais ou menos estranhas, daquelas que habitualmente não ouvimos falar. E felizmente que por cá, mesmo no meio das hamburguerias e petiscarias todas, vão aparecendo conceitos diferentes que nos mostram o que se come noutras partes do mundo.
Mas fico sempre desiludido quando provo e não gosto… Nem é bem desilusão, é mais aquela sensação de que se calhar sou eu que não compreendo aquilo que me estão a servir. Ora, foi o que senti quando saí do Aripo.

aripo restaurante venezuelano arepa rainha benfica

No Aripo servem-se arepas, além de outras coisas tipicamente venezuelanas. E as arepas são basicamente uma massa de pão feita com milho, que depois é recheada com as mais diversas coisas. Tem a aparência de uma pita, mas a massa é completamente diferente. A descrição soa bem, por isso as minhas expectativas eram grandes!

Mas honestamente não gostei… Atenção, não há nada de errado na execução das arepas que comemos no Aripo, nem nenhum dos ingredientes era mau. São bem servidas para o preço, que é extremamente baixo (até porque isto quase que se encaixa na street food).
O meu problema tem mais a ver com o pão, que parece ser frito e acaba por ficar oleoso, o que o torna enjoativo. Há uma grande variedade de conteúdos, desde os mais tradicionais até aos mais adaptados aos nossos sabores: provámos a Arepa Serrana, com queijo da serra, queijo ralado e presunto, onde o queijo ralado não estava derretido e por isso tornava o conjunto um bocado estranho; a Arepa Venezuelana tem recheio de carne desfiada que é saboroso e bem temperado; e ainda a Arepa Rainha, com frango e abacate envolto num molho com demasiada maionese, tanta que se torna uma papa sem graça nenhuma… Até pode estar tudo de acordo com as receitas tradicionais venezuelanas, mas não consegui gostar mesmo.
Ainda provámos uma empanada de grandes dimensões, mas novamente demasiado frita, pelo que ficou metade no prato.
Outra surpresa são as bebidas tradicionais: detestei a Kolita, que é um refrigerante tipo Fanta mas vermelho e com um sabor estupidamente doce a rebuçado; mas adorei a Chicha, uma bebida tradicional de arroz e leite com um toque de canela, com um sabor excelente e muito refrescante.

E a isto tudo alia-se um espaço completamente despersonalizado e escuro, com um ar de cantina apenas pontuado com quadros com as várias arepas na parede. Nada acolhedor o espaço, o que contrasta com o serviço extremamente simpático e explicativo.

aripo restaurante venezuelano bebidas benfica

Resultado final: saio do Aripo decepcionado. Não com a qualidade dos produtos nem com o serviço super simpático, mas porque realmente não gostei dos sabores e do exagero de fritura. Até admito que possa simplesmente ser um problema meu e que as arepas do Aripo sejam exactamente aquilo que se come na Venezuela! Mas honestamente não consegui gostar… 🙁

Preço Médio: 6€ pessoa (arepa + bebida)

Informações & Contactos:
Estrada da Luz, 98 C | 1600-161 Lisboa | 21 400 3570

[codepeople-post-map]

2 comentários em “ARIPO”

  1. Os que não são venezuelanos não compreendem muito bem a nossa comida, nos tomamos isto de pequeno almoço junto com o sumo natural…é o melhor que a é normal que não estejam habituados, eu também não gosto dos rissóis nem acho piada mais como não só de aqui é normal.

    Arepa é um comer que vem desde nossos indígenas, é um comer que leva séculos na nossa terra normalmente a massa não é frita é assada, mais o queijo derretido é super normal, gostamos das arepas vem quentes e por isto vem o queijo a derreter.

    As arepas não são para qualquer um mais o que apanha o gosto por elas ficara contente de saber que tem menos calorias que um pão isto si se fazem assada.

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.