BARMÁCIA

A única coisa má é o nome.

Sábado. 14h. 28 graus. Praia das Maçãs. Honestamente, temíamos o pior, à medida que nos aproximávamos do Barmácia. Num dia destes, e tendo em conta a vista que os restaurante tem para o mar, seria de esperar que estivesse cheio. No entanto, entramos num restaurante quase vazio, com apenas uma mesa ocupada. Foi nessa altura que pensámos “ok, este se calhar vai mesmo ser um pesadelo…”

O Barmácia Gastro Bar na Praia das Maçãs é o mais recente restaurante protagonista do programa Pesadelo na Cozinha (vejam aqui o Galeria Mozzarella Gastrobar da semana passada). No preview já disponível deram a entender gritaria, produtos em mau estado, desorganização, má comida. Ou seja, nada de novo, já que se trata de um reality show. No final do nosso almoço falamos um pouco com o dono e ele diz-nos que foi bastante pacífico e o Chef Ljubomir muito simpático. Uma nova decoração interior e uma carta mais curta foi o resultado da semana de gravações em Novembro. A ver vamos o que mostra o programa.

Entramos num espaço relativamente pequeno, com duas salas, uma mais interior e outra virada para o mar. Tons marítimos, com brancos e azuis claros em destaque, muito diferente das madeiras escuras que vimos em imagens antigas. Uma mudança que vamos ver acontecer no programa.

Restaurante vazio, mesa à janela. Vista para o mar e para a praia, tudo muito agradável. Por isso mesmo, quando vemos que a ementa se baseia principalmente em petiscos, faz todo o sentido. Alguns pratos, sandes e hambúrgueres. Escolhemos 3 petiscos e 3 pratos, siga!

Ao mesmo tempo, chegam à mesa do Barmácia as Gambas ao Gastro Bar, as Cascas de Batata e os Pimentos Padrón. Doses ajustadas aos preços, boa apresentação. Tudo bom, bem confeccionado, sem nada a apontar. O molho das cascas tem iogurte e queijo, não é simples maionese com alho, e por isso pode estranhar-se um bocado, mas são gostos. O molho das gambas, com piri-piri e gengibre, é bastante viciante.

E o único ponto a apontar no serviço foi quando nos levam o prato das gambas ainda com o molho lá. Erro crasso, porque aquele molho existe por alguma razão. Chamamos a atenção disso e a resposta é “Pois, eu sei…”, e passados 30 segundos trazem-nos o prato de volta. Mas como lhes tinham empilhado outros pratos em cima, já não queremos. Foi um momento “Twilight Zone”, mas felizmente o único.

São poucos os pratos, por isso provamos os que nos sugerem. O bitoque da casa vem médio em vez de mal, mas o bife é tão fino que percebo a dificuldade – e agradeço a atenção quando me perguntam se quero que façam outro (e marcam muitos pontos só por isso). Ainda assim, a carne é boa e vem temperada no ponto, acompanhada de um ovo estrelado com a gema ainda a escorrer e umas boas batatas caseiras. Simples, não é?

Outro clássico (e um dos meus pratos de eleição), o Bacalhau à Brás, também surpreende pela positiva. Ovos ainda húmidos, boa proporção com o bacalhau e a cebola. E mesmo o prato menos consensual da ementa – a moqueca de camarão – é uma agradável surpresa. Camarão carnudo, molho saboroso sem ser demasiado espesso (muitas vezes abusam tanto do leite de côco que o molho não sabe a mais nada, mas felizmente aqui não é o caso).

Coisas simples, nada de empratamentos elaborados, doses bem servidas, comida honesta. Não sabemos (ainda) qual a influência do programa nisso, mas por nós continua a não haver nada a apontar.

Para terminar, duas sobremesas que também cumprem, sem surpreender. Um leite creme saboroso e queimado em cima, mas um pouco granulado, e um semi-frio de avelã interessante, mas que precisava de algo mais para lhe dar um contraste de sabor. Pormenores.

Seguiu-se a conversa com o dono, enquanto pagávamos um preço que é justo para aquilo que comemos e bebemos. Ou seja, não se registam os preços inflaccionados que esperávamos por estarmos em cima da praia. E ainda bem! No fundo, o Barmácia de mau só tem mesmo o nome. De resto, é um restaurante (ou Gastro bar, se preferirem) honesto e simples. Com comida boa e bem servida. E com uma localização excelente.

Se calhar no Pesadelo da Cozinha vamos ver coisas péssimas, mas o nosso almoço no Barmácia esteve muito longe disso. E isso vale muito mais do que qualquer programa de televisão. Pelo menos para nós.

Preço Médio: 15€ pessoa (prato e bebida)

Informações & Contactos:
Rua Fernão de Magalhães, 8 | 2705-308 Colares | 21 928 22 50

2 comentários em “BARMÁCIA”

  1. Fui experimentar o Barmacia cheia de expectativas. Vi o programa é de facto o conceito de petiscos não abunda na zona; o único que conheço fica em Sintra – Tasca Monte da Lua, que recomendo vivamente. Estive mais de uma hora à espera…

    Responder
  2. Com muita pena que eu vou almoçar ao barmacia e tenho muito tempo de espera,
    Estava a espera de um atendimento mais rapido mais simpático e eu tenho tanta pena que o chefe tenha perdido o seu tempo em por o bar em funcionamento e o dono nem pos mais empregados pois tive 2h de espera e entre outros problemas.

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.