Um referência, por todas as boas razões!
Não andamos em viagem pelo País tantas vezes como queríamos, infelizmente. Mas quando vamos para zonas que não dominamos, uma das primeiras coisas que fazemos é perguntar aos nossos seguidores dicas sobre bons restaurantes. E a verdade é que recebemos de tudo, desde os mais clássicos e reconhecidos até novas aberturas e restaurantes que estão na moda. Tentamos depois encontrar pontos comuns, ou antes, ver quais são os restaurantes que mais pessoas nos indicam como imprescindíveis, e é a esses mesmo que tentamos ir. Como nos aconteceu com a Casa Arménio, em Tentúgal, na zona de Coimbra.
O Restaurante Típico Casa Arménio fica em Tentúgal, próximo de Coimbra, terra dos pastéis com o mesmo nome. Não que isto seja especialmente relevante para mim, que não sou de doçaria. Mas foi quase uma resposta unânime quando pedimos dicas para a zona, e por isso não pudemos deixar de passar por lá. Falha da nossa parte não conhecer o restaurante, pelo menos de nome? Sim, se calhar sim… mas não podemos conhecer tudo, não é? 😉
A fachada quase sem nenhuma sinalética transmite-nos o peso da história, mas quando entramos o espaço é menos imponente do que seria de esperar, e curiosamente mais caseiro. O que é sempre bom. Paredes com azulejos até mais de metade da altura, candeeiros clássicos e quadros ilustrativos do edifício ao longo dos anos, como se quer numa casa tradicional. E também o serviço é caseiro, com aquela simpatia que se encontra fora de Lisboa, de quem lida com pessoas à várias gerações e gosta de o fazer. É curioso que depois lemos algumas reviews no Google e no Tripadvisor onde falam da antipatia do serviço ou a demora, mas não sentimos isso. De todo.
Outra coisa que vimos posteriormente nesses reviews foi a menção a doses pequenas… algo que também não sentimos. Seguimos as sugestões de quem nos atendeu e fomos para duas das especialidades da casa, o Arroz de Galinha e o Pato Assado no Forno de Lenha. Ora, o Arroz de Galinha é, no fundo, uma Cabidela. Bem servido, arroz no ponto certo, caldo saboroso e avinagrado como se quer, boa chicha. Um belo prato de arroz, sem dúvida. Mas o destaque claro vai para o Pato Assado no Forno de Lenha, que é excelente. O pato chega à mesa tenro, muito saboroso, pele tostadinha, acompanhado com laranja (que fica sempre bem) e com batatas fritas às rodelas, caseiras, claro. É a especialidade máxima da Casa Arménio, e percebemos o porquê!
Para terminar, passámos os pastéis de Tentúgal e pedimos antes uma Queijada – mais uma das especialidades da casa, e posso dizer-vos que é uma excelente queijada! – e o Leite Creme, também muito saboroso e bem queimadinho. Sobremesas simples, porque esta é uma casa simples.
Efetivamente nunca tínhamos ouvido falar da Casa Arménio, e pelos vistos era uma falha nossa, porque este restaurante é uma referência na zona há quase 60 anos. E percebe-se a razão, ou nós percebemos quando saímos pela porta daquele edifício histórico, depois de um jantar muito bom. É a cozinha tradicional, o sabor que se encontra nos pratos, os preços justos e a arte de bem receber, tudo isso junto, que faz de um restaurante uma referência, seja onde for. Na Casa Arménio encontrámos tudo isso, e são este tipo de restaurantes que nos fazem recuperar a fé na humanidade 🙂
Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
Rua do Mourão, 1 | 3140-587 Tentúgal | 239 951 175