Petiscos em Cabanas? É no Dunas!!!
Os hábitos são uma coisa lixada. Quando nos habituamos sempre aos mesmo rituais nos mesmos sítios, acabamos por entrar numa espécie de um loop estranho do qual não conseguimos sair. Ou não queremos, sei lá. E isso foi algo que sempre nos aconteceu em Cabanas de Tavira, um destino de férias recorrente. Todos os anos voltamos a esta zona e, por nenhuma razão em especial, temos sempre os mesmos rituais: praia, jantar de certeza na Noélia e Jerónimo, praia, barco, esperar cerca de 1 hora para petiscar na Casa da Igreja em Cacela Velha… enfim, são rituais que repetimos sem sequer pensar.
E foi preciso ir passar um fim-de-semana com uma grupeta de malta habitual lá na zona para mudarmos esses rituais que sempre tivemos, e também para conhecermos sítios diferentes. Sítios que reconhecemos de passagem, mas que onde nunca entrámos porque nunca calhou.
E o Dunas foi um desses sítios “novos” que conhecemos… mas claramente tarde demais! Porque num espaço de 3 dias, gostámos tanto que até repetimos!
A primeira coisa que se destaca no Dunas é a pequena esplanada, ligeiramente afastada da rua principal de Cabanas de Tavira, mas ali à beira. Ou seja, é mais sossegada e por isso mais agradável. Esqueçam o interior, é um snack-bar normalíssimo, aqui é para ficar na esplanada. O serviço não é especialmente rápido nem especialmente simpático, e isso foi dos feedbacks mais recorrentes que recebemos depois de publicarmos algumas stories no Instagram. Como vamos com clientes habituais da casa não sentimos isso, mas percebemos os comentários. Só que isto é muito habitual nos restaurantes de Cabanas, o staff não estar com grande paciência, parecer que está a fazer um frete. Como estamos habituados, não nos chateou muito.
Escolhemos vários petiscos, e imperiais para acompanhar, que vão chegando à mesa rapidamente e repetidamente. Está calor, por isso sabe mesmo bem! Chegam também cestos de pão torrado, que não só acompanham bem qualquer um dos petiscos como servem para nos entreter durante a espera. Ora, o primeiro petisco a chegar à mesa são as Conquilhas (ao natural), que são simplesmente fantásticas! Não se encontram conquilhas muito facilmente, e como tenho a memória de as apanhar na praia em criança, gosto sempre de pedir quando estão disponíveis. Estas conquilhas no Dunas são fantásticas, saborosas, só precisam de limão por cima e o tal pão torrado para dar cabo da molhanga que fica na travessa (muito bem servida, por sinal).
Ora, se as Conquilhas já são excelentes, o Lingueirão à Bulhão Pato não lhes fica nada atrás! O bicho é gordo e carnudo, o molho é fantástico, está tudo certo neste petisco. Estamos a uma pequena viagem de barco da praia, mas aqui no Dunas sentimos o mar, é como se estivéssemos com os pés na areia. Petiscos, imperiais e pão torrado… Verão, és tu a chamar?
Havia uma coisa que queríamos mesmo provar, porque quem nos levou ao Dunas dizia que era dos melhores petiscos da casa. Estamos a falar da Maionese de Raia, que é uma espécie de salada russa mas com raia desfiada lá pelo meio. E sim, é uma das melhores coisas que já comemos, ideal para o verão, para se comer à colher! Se só puderem comer uma coisa no Dunas, é isto que devem pedir. Mas é estúpido ir lá para comer só uma coisa, acreditem!
Mas há mesmo muito mais petiscos no Dunas, alguns regulares e outros que vão mudando. Os Rissóis são muito bons, e provámos recheio de Gamba, de Conquilha e de Polvo, todos com a massa fantástica. Há também Ovos Rotos, se calhar mais virados para os turistas, porque são menos interessantes do que os petiscos mais clássicos, como o Polvo à Mina, que é um polvo à galega, muito bem cozinhado e temperado.
Precisamos de voltar mais vezes ao Dunas para provar o resto da carta de petiscos, e mesmo as sobremesas, que parecem todas muito boas expostas na montra. Provámos só a Torta de Alfarroba, que é deliciosa! Ainda que não precisasse da representação artística no prato, mas pronto. Aquilo que sentimos é que há aqui claramente uma mão para o petiscos de quem está na cozinha, há aqui aquela alma que muitos restaurantes no Algarve não têm (porque não precisam, devido aos turistas).
O Dunas foi uma fantástica surpresa, e daquelas que estava mesmo debaixo dos nosso olhos e nunca reparámos. Comemos aqui alguns dos melhores petiscos que já comemos na zona, e sem filas de espera nem preços acima da média, o que infelizmente é muito habitual por aqui. E ficou ainda tanta coisa por provar, que já sabemos que vai ser visita obrigatória na próxima vez que regressarmos a Cabanas!
Preço Médio: 25€ pessoa (mas depende muito dos petiscos e cervejas que beberem)
Informações & Contactos:
Rua Capitão Baptista Marçal, 49 | 8800-591 Cabanas | 281 370 686
Sempre a surpreender!!! Adoro e recomendo vivamente. Eu recomendo o polvo à Mina e a maionese de raia.