Um pequeno segredo com grandes pequenos pratos.
O GPS leva-nos a dar umas voltas pelas ruas estreitas da Bica até que, quase sem perceber, passamos na esquina do restaurante. Sem sinalética no exterior, passa quase despercebido. Quase.
Depois de estacionarmos e voltarmos a percorrer as ruas a pé, entramos então no Fumeiro de Santa Catarina. Um espaço pequeno, intimista, bem decorado com utensílios antigos, com bom gosto. Muito bom também o serviço, com um sorriso permanente e sempre pronto a explicar o conceito dos pratos.
Por falar em conceito, aqui ele resulta bastante bem. Todos os pratos (pequenos, para dividir) têm sempre um ingrediente fumado, o que torna a refeição numa espécie de caça ao tesouro a nível de sabor.
Sabor era o que não existia na sopa de abóbora com hortelã e chouriço crocante, sem sal nenhum. Mas felizmente a salada de rosbife fumado com rabanete foi muito mais interessante, ainda que pudesse ter mais rosbife e menos rúcula. O frango fumado em chá de champanhe é excelente com o seu sabor muito peculiar, uma verdadeira surpresa, que só não foi o melhor da noite porque o pato confitado com maçã e aipo é mais consensual e igualmente delicioso. Nas sobremesas, destaque para o bolo de amêndoa com doce de ovos, de óptima textura e sabor (também provamos o pudim de leite com clementina, mais normal, na nossa opinião).
No final da refeição, aquilo que sentimos é que o Fumeiro de Santa Catarina cumpre a sua promessa, com alguns pratos a explorarem melhor o conceito do que outros. Mas toda a experiência é muito interessante, não só pela comida mas pelo conjunto todo.
Pode não ser um restaurante de multidões, mas se calhar ainda bem. É um pequeno segredo ali “perdido” nas ruas estreitas da Bica.
Preço Médio: 20€ pessoa (com 4 pratos para partilhar, sobremesa e vinho)
Informações & Contactos:
Travessa do Alcaide, 4C | 1200-013 Lisboa | 213471002
[codepeople-post-map]