Fomos jantar à Amadora… e voltámos muito HAPPY! 🙂
O trocadilho com o nome do restaurante é fácil, e aviso desde já que o vou fazer várias vezes ao longo do texto que se segue. Porque saímos mesmo muito HAPPY deste pequeno espaço no centro da Amadora, além de surpreendidos e rendidos. E ansiosos por voltar. E tudo isso e muito mais. Mas vamos começar do início.
Já tínhamos ouvido falar do Happy Comida Caseira há algum tempo e até já tínhamos recebido algumas mensagens a dizer para lá irmos. Mas a verdade é esta: moramos em Lisboa e, quando pensamos em ir jantar fora, a primeira ideia é sempre ir para o centro. Sim, eu sei, não faz sentido nenhum ir para o meio da confusão, e até temos evitado isso ao máximo. Mas é sempre a primeira ideia que nos vem à cabeça… Por isso, demorámos mais tempo do que devíamos a fazer a viagem até à Amadora para conhecer o restaurante.
O restaurante é liderado pelo Chef Pedro Moreira, cujos dotes “atrás do fogão” já tínhamos tido a possibilidade de conhecer na Mercearia do Páteo Alfacinha, na Ajuda (e podem ler aqui o review). O Chef é da Amadora, por isso trata-se de um projecto muito pessoal, quase um voltar a casa. E o projecto é desafiante por várias razões: o estar na periferia de Lisboa, o facto da sala ser pequena e ainda o facto da comida do Happy apresentar alguns toques de criatividade aos quais a maioria dos clientes da zona não estarão habituados. Mas não há nada como experimentar para ficarem fãs!
O Happy Comida Caseira está bem situado, mesmo no centro da Amadora, numa zona com facilidade de estacionamento. Curiosamente, duas portas ao lado está outro restaurante do qual já nos falaram bastante bem, o Maria Azeitona. Uma “concorrência muito positiva”, diz o Chef. O espaço, como escrevemos em cima, é relativamente pequeno, com um ambiente simpático e caseiro. Ao fundo da sala, o balcão mostra as sobremesas e ajuda a abrir logo o apetite. Mas sobre as sobremesas falamos no fim… 😉
A carta tem muitos petiscos, pratos principais, pregos e ainda cortes de carne maturada. A base é a cozinha tradicional portuguesa, mas com alguns toques de criatividade. Já tínhamos decidido que íamos partilhar um corte de carne, por isso resolvemos pedir uns quantos petiscos antes, porque há muita coisa que parece interessante.
Começamos então com uns mini cones com alheira e uma maionese, um snack divertido e que acompanha o couvert. O primeiro petisco que nos chega à mesa são as asinhas de frango panadas com molho barbecue, que são um belo começo! Bem panadas, saborosas sem molho mas muito melhores molhadas no barbecue caseiro e intenso que as acompanha.
De seguida, o camarão salteado ao alho com maionese de manga. Curioso, não é? Pois que resulta muito bem! O camarão é suculento e forte no toque do alho, bem regado de azeite, mas aos molhar na manga ganha um sabor exótico e um equilíbrio maravilhoso entre o doce e o salgado. E outra conjugação excelente são os secretos à bulhão pato, que chega ao mesmo tempo à mesa. A carne muito tenra e emersa no molho à bulhão pato muito apurado, um prato extremamente fresco (que não é o que associamos aos secretos). Very Happy até agora, digo-vos!
As doses são simpáticas e bastante ajustadas ao preço, por isso fizemos bem em só pedir um corte de carne para dividir. Escolhemos o chuletón de carne maturada, que dá perfeitamente para partilhar depois de uns petiscos. E este chuletón é muito muito bom! A carne é uma delícia e está no ponto certo (mal passada, claro), bem temperada e com um molho tipo chimichurri em cima que lhe dá um toque especial. Nem precisa da maionese que o acompanha, e isso é sempre um sinal que a carne é excelente.
Aqui fica mais uma foto, só para “babarem” um bocadinho… 😉 E sim, as chips de batata doce e os legumes salteados também são bastante bons. Mas tentem desviar os olhos da carne, se conseguirem!
E, acreditem ou não, o melhor ainda estava para vir! Malta, as sobremesas do Happy Comida Caseira não nos deixaram só muito “happy”, deixaram-nos completamente maravilhados! Aliás, eu nem sou nada de doces, esse é o pelouro da outra “metade” do Onde Vamos Jantar?… mas aqui tenho de dar o braço a torcer, porque as sobremesas que nos chegaram à mesa (sugeridas por quem as fez) são todas BRUTAIS! Todas as 3!!! Sim, porque nos sugeriram que provássemos 3 sobremesas!
Primeiro, o cheesecake de forno, muito diferente do cheesecake normal na textura, mas muito saboroso e rico em texturas; depois, outro cheesecake mas desconstruído, o que nos permite misturar tudo ou comer primeiro o que preferimos, uma explosão de sabor magnífica; e ainda uma mousse de Snickers, que sabe exactamente ao que promete, gulosa e com pedaços de amendoim a dar-lhe textura. Fenomenais!
Como escrevemos no início, saímos do Happy – Comida Caseira completamente rendidos. Não sem antes dar os parabéns ao Chef e a quem faz as maravilhosas sobremesas. O que temos aqui é um restaurante onde reina a honestidade e as coisas simples. Porque a cozinha não precisa de ser complicada, desde que se trabalhe com bons ingredientes e se cozinhe com o coração. Há aqui uma ideia clara de dar o melhor a toda a gente que entra pela porta a dentro, mas num registo de cozinha tradicional, a chamada comida de conforto. Ou comida caseira, como está no nome.
Chamem-lhe como quiserem, mas saibam que é fantástica. E é por isso que saímos do Happy de coração (e estômago) cheio. E felizes! Ou, se quiserem, very Happy! 😉
Preço Médio: 18€ pessoa (2 petiscos e uma carne a partilhar)
Informações & Contactos:
Rua Alfredo Keil, 26 | 2700-036 Amadora | 913 912 726
[codepeople-post-map]