LA MALQUERIDA

Tem pinta, mas não tem sabor…

Desde que fizemos a nossa viagem ao México que temos andado por cá numa busca constante pelos melhores tacos, pela comida mexicana mais genuína, por algo que nos faça reviver aquelas semanas. É certo que há cada vez mais restaurantes mexicanos e especialmente “taquerias” a abrir em Lisboa, sítios que se enchem de clichés a nível de decoração e que usam fórmulas que resultam sempre… mas também são, na sua generalidade, espaços onde a comida tem mais de “tex-mex” do que de mexicano genuíno. Atualmente, o Potzalia talvez seja o representante mais aproximado da gastronomia mexicana real em Lisboa.

Esta introdução faz-nos sentido porque várias pessoas que conhecemos – e algumas que até já estiveram no México – indicaram-nos a La Malquerida como sendo dos spots em Lisboa onde se comiam tacos mais aproximados ao que se come em terras mexicanas. Disseram-nos que tinha pinta, com aquela vibe de taqueria de rua, e que os tacos eram muito bons. Por isso, claro que fomos lá!

la malquerida
la malquerida

Ora, a La Malquerida tem mesmo pinta. Numa ruela ali meio escondida na zona do Cais do Sodré, destaca-se na escuridão pelo neon exterior e pelas luzes fortes que tem no interior. Sendo que o interior é basicamente um corredor, com o balcão de confecção e caixa de um lado e depois outro pequeno balcão na parede contrária, com alguns bancos altos. Acrescentamos a isso a pequena esplanada, com 3 mesas, e nada mais, até porque o conceito é quase um grab’n’go, como acontece em muitas taquerias especialmente na Cidade do México.

la malquerida
la malquerida

Pedimos ao balcão, sendo que não há grandes dúvidas. Não só estamos no registo dos tacos, como há apenas duas opções: o clássico Al Pastor e o vegetariano Hongos – cogumelos. Há ainda quesadillas, mas o principal são os tacos. E até começa bem quando vemos o tamanho dos tacos, que é muito semelhante aos do México, pequeno, servidos em grupos de três, com recheio suficiente, sem estar a abarrotar, dá perfeitamente para agarrar no taco, fechá-lo e comer à vontade. Até aqui, nada de mau.

la malquerida

O problema é mesmo quando começamos a comer… porque nada tem sabor. A carne do Al Pastor está seca e parece não estar minimamente temperada, o recheio do hongos é ligeiramente melhor, mas ainda assim sem aquele kick que se espera da comida mexicana. E até as próprias tortilhas são desenchabidas, não têm sabor nenhum. Ora, enchemos os tacos de molhos, para ver se melhoram, mas nem sequer assim, porque o molho picante está longe de o ser…

Bom, vamos beber para esquecer, não? Só que não! Porque as margaritas do La Malquerida são daquelas tipo granizado, muito espessas, quase para comer à colher, como se fossem um gelado. Como podem ver pela foto em baixo, a palhinha fica imóvel, tal é a espessura da margarita. E o sabor? Esqueçam… Sabe a gelo com muita lima, não dá para sentir mais nada porque é só um bloco de gelo. O que vale é que as Coronitas estão frescas…

la malquerida
la malquerida

Talvez fosse pelo hype todo que nos criou expectativas altas, ou mesmo pelo visual do espaço e a vibe que transmite… mas a verdade é que tivemos uma enorme desilusão com os tacos da La Malquerida. Não é caro – como se espera de uma taqueria – mas ainda assim, o preço não é tudo. Se a comida não tem sabor, não há nenhum vibe que nos faça regressar a um espaço. E é uma pena, porque continuamos à procura de spots que nos façam lembrar o México em Lisboa, e esperávamos que este fosse um deles. Só que não…

Preço Médio: 7,5€ pessoa, com menu 3 tacos + Coronita
Informações & Contactos:

Tv. do Marquês de Sampaio, 14 | 1200-262 Lisboa | 936 101 679

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.