Oh Lacerda! És uma pequena desilusão, pá…
Há restaurantes emblemáticos espalhados por Lisboa, daqueles que sobrevivem ao passar do tempo por causa de uma clientela sempre fiel e que estão sempre na ponta da língua quando se pergunta onde ir jantar numa determinada zona. E um desses restaurantes é o Oh Lacerda!
Um daqueles clássicos de que me recordo desde sempre, e com boas recordações. Mas…
Sabem aquele sentimento que temos quando voltamos a rever aquela série que gostávamos quando éramos putos, e que agora já não parece tão gira? Aquele sentimento de nostalgia que se transforma em desilusão? Pois, foi assim que terminou a minha noite de regresso ao Oh Lacerda!
Se há uma coisa que não desilude é a decoração, continua muito gira é típica, cheia de todo o tipo de bugigangas que ali fazem todo o sentido. Mas a primeira desilusão é o serviço… Simpático sim, mas demasiado rápido. Mesmo tendo em conta que é sexta-feira, este não é restaurante para despachar um jantar com entradas, pratos e sobremesas em menos de uma hora. Assim não nos sentimos à vontade… A lista foi-nos entregue e ainda nem tinha sido aberta quando já nos estavam a perguntar se queríamos peixe ou carne, já com um bloco na mão. E o mesmo aconteceu entre pratos, uma pressa absurda.
Aliás, tivemos realmente azar no serviço, pois também não nos avisaram na entrada que o multibanco estava avariado, pelo que essa surpresa no final do jantar levou a 10 minutos de passeio à procura do multibanco mais próximo. Se avisassem no início, se calhar algumas pessoas iam embora, não é? Pois…
A desilusão passou também pela própria comida. Esta era daquelas noites em que apetecia comida tradicional bem feita, acompanhada de bom vinho. Mas as pataniscas de camarão, ainda que boas, não eram nada de especial. A carne de porco à portuguesa estava demasiado gordurosa, a um nível em que se torna enjoativa de comer (e sei que deve ter alguma gordura, mas não ao ponto de parecer uma piscina). E o bife à cortador, especialidade da casa, também vinha regado em azeite, tirando um pouco do sabor da carne. Que pena… Até ao fim ainda comemos uma boa tarte de pêra (acompanhada de um gelado bastante mau) e um fraquíssimo leite creme, pouco queimado e tão líquido que podia ser bebido.
Com o couvert, a refeição ficou cara (e pedimos dos vinhos mais baratos).
Percebo perfeitamente que às vezes as nossa recordações não acompanham a mudança dos nossos gostos. E também percebo que isto são opiniões, se calhar os clientes habituais, que lá vão frequentemente há muitos anos, não tenham o mesmo a dizer. Mas um restaurante não pode existir apenas para agradar àqueles clientes que trata pelo nome quando chegam. Principalmente se é uma referência…
Preço Médio: 18€ pessoa (prato + sobremesa, com vinho… mas se consumirem o couvert o preço aumenta bastante)
Informações & Contactos:
Av. de Berna, nº 36 A | 1050-042 Lisboa | 217974057
[codepeople-post-map]