PIZZARIA LUZZO

Pizzas com tecnologia.

Ainda antes de a pandemia nos ter ensinado a ler ementas nos smartphones através de QR Codes, já a Luzzo tinha apresentado em Lisboa uma forma inovadora e tecnológica de agilizar o serviço: cada mesa tem um tablet onde podemos não só consultar toda a ementa, como também fazer os pedidos, chamar os empregados, inclusivamente pedir a conta. Um sistema muito à frente do seu tempo, quando a cadeia abriu o primeiro restaurante em Lisboa, na Rua de Santa Marta.

pizzaria luzzo

A Pizzaria Luzzo entrou no léxico das pizzarias em Lisboa no longínquo ano de 2014, e correspondeu mais ou menos com o “boom” da Zomato e o consequente aparecimento de um sem número de “foodies” (ou seja, a malta que, como nós, vai a restaurantes e depois escreve sobre isso). Isto fez com que a Luzzo começasse logo a ser muito falada. Nos blogs, nas revistas, ao falar com gente conhecida, eram inúmeras as referências à “pizzaria nova que abriu ali na Rua de Santa Marta”.

O tempo passou, as modas foram mudando, mas a verdade é que a Luzzo não só se aguentou como foi abrindo mais espaços em Lisboa, 7 no total. E a fórmula do seu sucesso é simples, e nem tem a ver com os ditos tablets: são as pizzas, ponto final.

pizzaria luzzo

A carta é relativamente curta, muito focada nas pizzas, com algumas entradas e pouco mais. Estamos no registo das pizzas de massa fina mas consistente, sempre com poucos ingredientes. A grande maioria delas são comuns a todos os restaurantes, mas depois uma ou outra vai variando ou temos pizzas exclusivas para cada espaço.

pizzaria luzzo

A Pizza Luzzo tem cogumelos Portobello assados, bacon crocante e ananás caramelizado, uma conjugação vencedora; a Pizza Siffredi, por outro lado, tem ventricina (salame picante), rúcula fresca e vinagre balsâmico, e é uma opção mais fresca, se quiserem. Depois há coisas mais estranhas, como no restaurante de Telheiras, onde temos uma pizza exclusiva que é a Guanabara, uma base sem molho de tomate que leva queijo e depois fatias muito finas de picanha com alho e uma salada verde… pois, isso mesmo.

pizzaria luzzo
pizzaria luzzo

No fundo, há quase sempre uma tentativa de juntar uma proteína com algum tipo de verdura, e isso funciona muito bem em praticamente todas as pizzas da Luzzo. Vejam por exemplo a Pizza Vinícius, com cogumelos assados, espargos laminados e (novamente) ananás caramelizado.

Entradas que se espera encontrar numa pizzaria/italiano e sobremesas que seguem o mesmo registo. Honestamente, as pizzas são os melhor da carta e são grandes, por isso a Luzzo até é um restaurante bastante em conta.

pizzaria luzzo

No fundo, aquilo que foi o factor diferenciador da Pizzaria Luzzo no seu início – a questão dos tablets – agora já não o é. Mas a marca soube crescer e criar o seu próprio território e público, e por isso hoje já não é um restaurante mas sim uma cadeia. E quando a oferta é simples, directa e a comida é bem executada e saborosa, nem é preciso nenhuma inovação tecnológica para nos fazer voltar.

Preço Médio: 15€ pessoa (pizza e cerveja)
Informações & Contactos (restaurante de Santa Marta):
Rua de Santa Marta, 37 | 1150-239 Lisboa | 213570518

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.