Molhos para todos os gostos e feitios…
Disclaimer inicial: não, não vou fazer trocadilhos com o nome.
Quando li as primeiras coisas acerca do Põe-te na Bicha, a maioria foi sobre jantares de grupo. E na grande maioria das vezes os jantares de grupo significam comida mais ou menos desinteressante e sítios barulhentos. Ainda mais no coração do Bairro Alto.
Por isso foi com surpresa que entro no Restaurante e me deparo com um espaço simpático, com decoração tipo vintage, iluminação baixa, tons vermelhos. Mesas todas ocupadas, mas com casais ou grupos pequenos. Burburinho no ar, mas longe de ser barulho. Serviço simpático e rápido qb.
A ementa tem petiscos, pratos portugueses e depois bifes, com algum destaque. Os preços estão no registo do razoável, sendo que o nosso jantar só ficou mais caro do que queríamos de início porque começamos com cocktails (fraquinhos, por sinal) e bebemos (muito) vinho.
Nos petiscos, uns calamares sofríveis (parecem daqueles congelados), acompanhados de um molho tipo cocktail também pouco interessante; e uns ovos mexidos com farinheira que passaram demasiado o ponto e estão completamente secos. Começo nada bom.
Depois, os bifes. Destaque positivo para a boa carne e o tamanho dos nacos, sem dívida, muito melhor do que esperávamos. O bife à portuguesa tem um bom equilíbrio de sabores, sem saber demasiado a alho; o bife picante, com muita pimenta e azeite, também está ali no limite do picante, sendo muito agradável.
Mas depois desses dois, vêm os mais problemáticos… mantendo o bom tamanho da carne, tanto o bife à Bicha (com molho 3 pimentas) como o bife recheado com queijo de cabra e presunto como ainda os rolinhos de perú recheados de tâmaras e bacon, estão todos cobertos de tanto molho que se tornam enjoativos. Os molhos nem são maus, mas a proporção para o bife é tanta que acaba por ser demais.
Aliás, até os filetes de linguado com molho de amêijoas se tornam demasiado pesados a meio do prato, tão intenso que é o molho. O que é uma pena, porque as doses são bem servidas para o preço e os produtos têm qualidade… não era preciso haver molhos para todos os gostos e feitios.
Outra coisa irritante (pelo menos para mim) é a decoração igual de todos os pratos. Olhem para as fotos. Estão a ver o tomate cereja? E a folhinha verde? Pois… Enfim.
No final, acaba por ser uma experiência melhor do que estava à espera… mas agridoce. Porque percebe-se claramente que há qualidade naquilo que servem, e que a quantidade também é acima da média. Mas a questão dos molhos mete-me alguma confusão, por ser tudo muito exagerado. Acabamos por nem sentir a matéria-prima, percebem?
Por isso, não deixa de ser uma boa opção para jantares no Bairro (de grupo ou não). Mas evitem os pratos inundados de molho.
Preço Médio: 18€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Travessa da Água da Flor, 36 | 1200 Lisboa | 213 425 924
[codepeople-post-map]