Onde comer bem na Sertã? No Ponto Velha!
Quando vou para fora de Lisboa costumo procurar os restaurantes mais tradicionais do sítio onde estou, porque sei que a realidade da restauração é diferente da que se vive na capital. Restaurantes de beira de estrada, tascas, etc. acabam sempre por ser as melhores escolhas e dá para encontrar verdadeiras pérolas. Mas, num recente fim-de-semana na Sertã, quando perguntei onde é que se jantava bem, a resposta foi unânime: o Ponte Velha.
Ora, o Ponte Velha é o restaurante ligado ao hotel mais caro da Sertã, o que à partida me deixa de pé atrás. Sinceramente, esperava uma coisa mais despretensiosa… Mas isso só até lá ir a primeira vez.
Na Sertã, toda a gente (ou quase) vai ao Ponte Velha. Sim, é um restaurante ligado a um hotel, com um espaço sofisticado e um serviço que à partida parece formal. Mas essa aparência formal é apenas isso mesmo, aparência. O serviço é extremamente simpático e adapta-se na perfeição a clientes de hotel ou clientes locais.
A comida é tradicional com algumas incursões a pratos da zona. Um dos ex-libris da casa é a sopa do mar, rica e saborosa. Depois há bom bacalhau à brás e arroz de pato, simpático lombo de porco no forno, óptimas pataniscas de polvo. Há ainda bucho e maranho, pratos mais locais: o bucho interessante, o maranho com menos hortelã do que devia ter, o que o torna menos interessante do que podia ser.
Para acompanhar, boa carta de vinhos nacionais (especialmente os tintos) e para terminar, sobremesas caseiras (destaque para molotof e leite creme, bem servidos).
O preço não é o mesmo que se tivéssemos jantado numa tasca qualquer, mas a qualidade e o serviço é muito melhor, por isso não se estranha que o restaurante esteja sempre cheio, tanto ao almoço como ao jantar, com todo o tipo de clientes.
Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua Baden Powell | 6100-597 Sertã | 274600160
[codepeople-post-map]