RESTAURANTE CHINÊS ROYAL

Um chinês com boa carta e bom buffet!

A história dos restaurantes chineses em Portugal, pelo menos nos últimos 10/12 anos, é sobejamente conhecida. Eram muitos, sempre cheios, depois veio a ASAE e mostrou-nos que se calhar não andávamos a comer exactamente o que era descrito na ementa, a grande maioria fechou. E quando voltámos a ouvir falar deles, o modelo buffet estava instaurado e até sushi já serviam. E depois, como se tudo isso não bastasse, levamos com uma pandemia originada na China, o que faz com que muita gente assuma que tudo o que é chinês tem automaticamente Covid-19…

restaurante chinês royal sala

No meio de todo este filme, e se excluirmos os mais caros, foram poucos os restaurantes chineses que resistiram a todas estas adversidades. E ainda menos os que souberam aprender com todo o que aconteceu e evoluir, seja de que for for. O Restaurante Chinês Royal (ou Grande Mundo, há quem lhe chame isso também), mesmo no início da Calçada da Ajuda, foi um deles.

Em primeiro lugar, é importante reforçar a localização, porque estes restaurantes ou têm vários nomes ou vão mudando ligeiramente ao longo do tempo. E depois é complicado perceber de que “Grande Mundo” ou “Grande Palácio” ou “Chinês Clandestino” estamos a falar. Neste caso, é o chinês da Calçada da Ajuda. Ajuda? 😉

Pessoalmente, este sempre foi um dos meus chineses preferidos em Lisboa, assim como é dos mais antigos. Mesmo antes de morar na zona, já conhecia o restaurante (e isto já lá vão uns 10 anos), e de tempos a tempos acabava lá a jantar. Agora, por questões de proximidade, é mais frequente a visita, e mesmo com tudo o que aconteceu no último ano, o Restaurante Chinês Royal foi-se conseguindo aguentar e manter o nível.

restaurante chinês royal  crepes
restaurante chinês royal

E a verdade é que, mesmo antes da pandemia, este foi daqueles restaurantes chineses que foi evoluindo: até há uns 6 anos, só serviam à carta, mas depois inauguraram o buffet e agora têm as duas opções. Pode ser logo um turn-off… mas não é! A realidade é que, ao contrário do que acontece na maioria dos outros chineses com buffet, aqui continuamos a ver muita gente a pedir à carta. Porquê? Porque a comida é francamente boa!

restaurante chinês royal

O Pato Lacado à Pequim é ainda dos melhores que se comem em Lisboa, muito macio e saboroso, com a pele crocante. Vem para a mesa inteiro e é lascado mesmo ao nosso lado, o que só por si torna a experiência engraçada. A carne é muito boa e está no ponto certo, por isso os pequenos wraps que fazemos com o molho e os vegetais são simples mas deliciosos.

restaurante chinês royal pato lacado

Mas não é só isso, porque os pratos, não sendo surpreendentes, são todos muito bem servidos e confeccionados (e nem são tão “oleosos” como é habitual nos chineses). Temos um bom Chao Min de Legumes (assim como todas as outras variantes, sejamos honestos); Gambas na Chapa com Molho Agridoce, bem servidas, gambas carnudas, bem cozinhadas; a clássica Galinha com Amêndoas também excelente.

E ainda temos alguns pratos especiais, como a Carne de Vaca na Caçarola, bem temperada e com um molho óptimo para envolver o Arroz Chau-Chau. Coisas simples e clássicas, daquelas que às vezes apetece comer só por sim.

restaurante chinês royal

De destacar, que a ementa tem ainda menus de grupo para 4 ou 6 pessoas, já com pratos definidos. Isto compensa bastante pela quantidade e pelo preço mas também porque nos facilitam a vida já que não temos de escolher (o restaurante sabe exactamente quais são os seus best-sellers, por isso, novamente, não complica).

Para sobremesas, estamos novamente no registo dos clássicos, como tanto gostamos. Gelado Frito com Rum, para pegar fogo na mesa, porque gostamos destas coisas que acompanham o nosso imaginário desde tempos de adolescência.

restaurante chinês royal gelado frito

O que é verdadeiramente curioso no Restaurante Chinês Royal é que a qualidade da comida passa também para o buffet, que tem imensa variedade e, mesmo tendo caído na tentação de ter peças de sushi, mesmo isso não o compromete (até porque a grande maioria das pessoas opta pelos pratos chineses em vez do sushi, o que passa logo uma clara mensagem). O buffet tem muita variedade, tem uma reposição constante e uma qualidade que envergonha a grande maioria dos restaurantes chineses pelo País fora.

A somar a isso tudo, preços baixos, em qualquer um dos regimes. O serviço pode não ser o mais simpático, mas é eficiente e rápido. É preciso alguma coisa mais? Não, não é mesmo.

Este Restaurante Chinês Royal é um daqueles clássicos de Lisboa, e é um restaurante a que voltamos frequentemente. Porque há dias em que simplesmente surge uma vontade irracional de chinês, daqueles chineses clássicos, que nos fazem lembrar aqueles onde íamos quando tínhamos 16 anos. E não há nada de errado nisso, os apetites são o que são. 🙂

Preço Médio: 12€ pessoa (em buffet) ou 15€ pessoa (à carta, com vinho)
Informações & Contactos:

Calçada da Ajuda, 20 | 1300-014 Lisboa | 21 3627138

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.