Em procissão, pelo leitão.
Pois que sou daquelas pessoas que organiza a sua viagem de carro ao Porto de maneira a para para almoçar ou jantar ali na zona da Mealhada. Não é preciso dizer porquê, pois não? 😉
Gosto de um bom leitão, pele crocante, molho puxadinho ao picante, acompanhado de batatas em chips e um belo vinho frisante. Pequenos prazeres da vida, digo eu!
Ora, o que eu não sabia é que há quase procissões à zona de Cantanhede, por causa do dito bicho. E tudo por causa da senhora Júlia Duarte e o seu restaurante.
Acompanhado de quem já conhece, chegamos ao sítio já depois das 14h, num dia de semana, e ainda o restaurante está cheio, num misto de grupos de pessoal local, famílias e grupos de gente com fato e gravata.
O restaurante é simples, sem grandezas nem decorações. O serviço é simpático tanto com quem tratam pelo nome próprio como com quem estão a ver pela primeira vez.
A lista tem outros pratos, mas isso interessa alguma coisa? Não, porque aqui come-se leitão! Doses bem servidas de leitão bem assado, com aquela pele crocante que devia ter sempre, para comer à mão depois de comer a carne. Molho apurado e espesso, com um kick picante no final. Batata frita caseira, tanto em palito como em chip, é à escolha do freguês. E saladinha verde para dar aquele toque saudável quando sabemos que é exactamente o contrário. 😉
Não comemos mais nada, porque ficámos bastante satisfeitos. E porque quando o leitão é bom, não precisa de mais nada.
Ou seja, percebi a razão da peregrinação que muitas pessoas fazem até ao humilde restaurante da dona Júlia Duarte: o leitão é realmente muito bom, bem melhor do que em muitos outros restaurantes mais conhecidos na Mealhada. E isso vale bem o desvio da A1!
Preço Médio: 13€ (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua José Pereira Machado, n.º 47 | Murtede, 3060-427 Cantanhede | 231 202 129
[codepeople-post-map]