RIBS & COMPANY

O tempo passa e o BBQ vai “arrefecendo”…

O Ribs & Company apareceu em Lisboa numa altura em que havia uma moda de restaurantes de carnes fumadas, e também no ano em que as Colinas do Cruzeiro se começaram a tornar um pólo de restauração a ter em atenção, ainda que fora do centro da cidade. No fundo, a ideia é muito simples: carnes fumadas, inspiradas no que se faz em estados do interior dos Estados Unidos. Mas não só, porque se estamos num registo americano, temos também de ter hambúrgueres, cachorros, entradas assim num registo tex-mex… um pouco de tudo.

Desde o início que tudo aqui era prometedor: a promessa das carnes fumadas e uma ementa completamente dedicada às opções BBQ americanas, o espaço e decoração perfeitamente encaixados no conceito (só faltava passar música country em vez de clips de um canal musical qualquer), muitas cervejas diferentes, um serviço jovem e rápido (ainda que no início fosse muito mais simpático… mas como em todo o lado em Lisboa, foi piorando ao longo do tempo). E como fomos lá logo no início e várias vezes depois ao longo dos anos, pudemos acompanhar os vários momentos do restaurante, e as diferenças que se foram acentuando.

A ementa tem duas grandes áreas: os hambúrgueres e as carnes fumadas. Vemos muitas referências que reconhecemos de outros restaurantes ou simplesmente do imaginário que temos do BBQ americano, e na verdade a melhor opção numa visita ao Ribs & Company é mesmo ir em grupo, com muita gente… para poder provar um pouco de tudo. Até porque a vida nos é facilitada pela parte da ementa que tem os “Combos”, que nada mais são senão combinados com várias peças, exactamente para partilhar à vontade.

No entanto, a concretização da promessa for… “arrefecendo” com o passar do tempo. No início, as nossas primeiras visitas ao Ribs & Company deixavam-nos muito satisfeitos, especialmente porque se sentia um cuidado na confecção das carnes, sentíamos o sabor ao BBQ e mesmo o fumo, tudo era novidade e realmente interessante. Mas, com o passar do tempo, com o aumento da oferta na zona, seja pelo que for, a cada visita que fazíamos ao Ribs & Company, mais sentíamos que a comida já não era tão boa. E continuamos a sentir o mesmo.

RIBS & COMPANY

As ribs, tanto na versão St. Louis Ribs como na versão Baby Back Ribs, são tenras, a carne despega-se do osso facilmente, mas já não se sente o fumado. Nem o próprio molho barbecue parece ser o mesmo, não tem aquele punch que devia. Arriscamos dizer que é pré-feito, mas talvez estejamos a exagerar. Mas que já foi muito melhor, isso foi de certeza.

RIBS & COMPANY

A carne desfiada do Pulled Pork é muito boa, bem temperada, ainda suculenta, mas as Hot & Stick Spare RIbs prometem um picante que não existe de todo, e o Chambão de Borrego (Smoked Lamb) volta a acertar no ponto e textura da carne, mas zero no factor “smoked”. Nada é mau, atenção, não é isso que estamos a dizer. Só não é tão bom como já foi… ou como já podemos comer noutros restaurantes em Lisboa.

Acompanhamentos à parte, na linha daquilo que esperamos, mas aqui foram as doses que foram reduzindo ao longo do tempo, especialmente da Coleslaw, que agora é quase um apontamento. As Batatas Wedges, as Batatas Fritas normais, a Batata Doce frita ou a Batata Cozida com Sour Cream são tudo acompanhamentos que cumprem bem a sua função, mas nada mais que isso.

Fora das carnes fumadas, nunca chegámos a ir aos cachorros mas provámos dois burgers diferentes: o El Diablo (carne de vaca, queijo cheddar, chilli, jalapenos, cebola frita e molho BBQ picante) tem picante, é verdade, e muitas outras coisas, talvez demais, porque os sabores ficam um bocado misturados; e o Al Capone tem também os 200gr de carne, queijo cheddar, bacon, pimentos fumados, cebola caramelizada, agrião e, novamente, molho BBQ. Há muitos elementos que se repetem nos burgers mas, acima de tudo, há demasiados ingredientes e demasiado pão em cada um. Ficamos cheios quase antes de chegar à carne…

hamburguer
RIBS & COMPANY sobremesa nachos

Ainda temos várias entradas, nesse registo american-style e tex-mex: Chilli Beef Nachos e Texas Nachos, montanhas de colesterol, nachos de pacote, guacamole também desconfio que sim, mas como está tudo ao molho e fé em Deus, ninguém nota; os Mozzarella Fingers e os Jalapeño Poppers são snacks engraçados, mas porque são exactamente o que dizem ser; os Chicken Tenders são bons, o frango ainda com alguma suculência; e as Bufallo Wings são o que seriam de esperar, com o mesmo molho BBQ de tudo o resto.

mozzarela sticks
RIBS & COMPANY entradas

Para terminar, sobremesas, daquelas gordas e doces, mesmo como o típico americano gosta. Os Cheesecakes são à americana, e o de Oreo é bastante bom. Assim como é boa a Banofee Pie, mas porque é difícil estragar esta combinação. Ou mesmo impossível.

RIBS & COMPANY sobremesa

Com toda a cerveja que acabamos por beber, é normal que se saia do Ribs & Company um bocado a rebolar. E bem dispostos, isso é inevitável, até porque é uma experiência para ter em grupo e aí geralmente não estamos tão atentos a pormenores. Mas para quem conhece o restaurante desde o início, repara como as coisas têm ficado diferentes, como a qualidade e o sabor têm sofrido um pouco. Por isso há duas formas de olhar para o Ribs & Company, e cada uma delas com resultados diferentes: pela perspectiva das carnes fumadas e de umas Ribs de excelência, está cada vez mais longe de ser bem conseguido (ou de se aproximar da concorrência); mas pela perspectiva da experiência “american-style”, na comida e em todo o ambiente, continua a ser uma aposta bastante bem conseguida!

Preço Médio: 18€ pessoa (entrada e prato, com cerveja)
Informações & Contactos:
Rua Polido Valente, 5 – Loja 3 | 2675-670 Odivelas | 21 933 83 92

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.