Para cabrões… e para toda a gente!!!
Tínhamos a Taberna dos Cabrões há muito tempo na nossa (interminável) lista de “restaurantes a visitar”. A lista vai crescendo, os restaurantes vão ficando para trás, e são precisos momentos especiais ou outras circunstâncias para nos levar a um sítio ou outro. Não é por mal, é mesmo porque não temos tempo nem disponibilidade para ir a todo o lado. Por isso, quando percebemos que íamos passar pela zona numa viagem, não pensámos duas vezes! Vamos lá ver se o que toda a gente diz é verdade: que a Taberna dos Cabrões é dos melhores restaurantes tradicionais da margem sul!
À entrada, percebemos logo algumas coisas em relação ao restaurante. Em primeiro lugar, pela decoração, percebemos que vamos ter placas, quadros, peças com frases relacionadas com cabrões em todo o lado. E adivinhem? Check! Não só isso, mas imensos cornos pendurados em todo o lado. É para sabermos onde estamos. 🙂
Por outro lado, também percebemos logo que estamos num restaurante tradicional “a sério” pela azáfama dos empregados. Estamos a falar de duas pessoas para uma sala enorme e ainda para uma esplanada que tem mais de 20 pessoas sentadas. Há correria desenfreada de um lado para o outros, pedidos a serem gritados para a cozinha, uma coreografia bem estudada entre mesas… e no meio de tudo isto continua sempre a haver uma palavra simpática, um sorriso e uma piada para todos os clientes. Os que já estão sentados e os que esperam mesa, sem se chatearem.
E quais são as especialidades aqui na Taberna dos Cabrões?! Pois que há 4 pratos daqueles que são mesmo emblemáticos e recomendados por quem conhece. Os Choquinhos à Algarvia, o Bacalhau, as Iscas… e finalmente o único que pedimos: os Rins Grelhados. Sim, isso mesmo! Não é um prato nada habitual de se encontrar, mas felizmente que há aqui na Taberna dos Cabrões. E são do caraças!!! Não só grelhados no ponto perfeito como cobertos de uma camada de alho e coentros que lhe acentua o sabor, são assim uma espécie de coentrada. Fantásticos!
Do outro lado da mesa, mais simples, o Bife de Novilho, carne muito boa também, acompanhada por umas batatas às rodelas mesmo bem fritas. É verdade que é um prato menos típico e não é nenhuma das especialidades… mas às vezes apetece simplesmente não inventar e comer o que queremos, ok? 😉
As doses são consideráveis, por isso ficamos muito bem com os pratos principais. Mas passámos o almoço todo a ver passar pratos com um pudim de ovos com excelente aspecto, por isso não podíamos terminar a refeição sem experimentar. O Pudim de Ovos da Taberna dos Cabrões é efectivamente muito bom, simples mas saboroso. Coisas simples, como no fundo são o resto dos pratos, mas bem feitas, feitas com coração.
O almoço não termina sem um café e uma ginginha caseira, nem sem a célebre incursão do cozinheiro pela sala, a falar com a maioria das mesas… e o clássico momento em que começa a tocar o badalo e a gritar “Há gado novo na casa!”. Lá está, é um daqueles momentos pelos quais se espera sempre na Taberna dos Cabrões, porque faz parte da mística da casa. E todos nós, cabrões, aceitamos as boas-vindas!
Sabe a pouco, não é? Quando vamos a um restaurante ao qual estamos para ir há tanto tempo e provamos apenas uma das especialidades, parece que ficou muito aquém do que deveríamos ter feito. Mas somos só dois, e nem sempre dá para experimentar de tudo um pouco. Até porque isso acaba por nos fazer voltar, e acredito que vamos voltar à Taberna dos Cabrões assim que tenhamos oportunidade. Mesmo no meio de todo o caos controlado da hora de almoço, sentimo-nos bem, sentimos aquele feeling de que fazemos parte da casa. Além de que comemos bem e pagamos um preço justo. Por isso, não há porque não voltar! Mesmo que já não sejamos “gado novo”! 😉
Preço Médio: 22€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
N119 414 | 2890-497 São Francisco | 21 232 00 56
– Fui lá no sábado, dia 27/07/2024 pela primeira vez. Digo que é muito difícil não sair de lá super satisfeito e com vontade de voltar. Não só pela qualidade daquilo que se come, como pela forma como se é tratado, sentimo-nos envolvidos de tal forma que parece que já somos veteranos na vinda a esta casa. Forte abraço Sr. Serafim e continue por muitos anos a deliciar-nos com todas essas iguarias…