Uma experiência a não perder!!!
Numa altura em que já não se inventa nada realmente inovador na restauração, há algo mágico em entrar num restaurante e perceber que nunca tínhamos visto aquilo antes. Que é efectivamente fora da caixa, que faz algo único e tão surpreendente que ficamos agarrados logo no primeiro minuto. E foi isso que nos aconteceu no Talho do Caniço, na localidade com o mesmo nome, na Madeira!
A viagem era de fim-de-semana alargado, mas ainda assim levávamos dicas e referências diferentes para pelo menos um mês inteiro. Houve alguns restaurantes que foram sugeridos por dezenas de pessoas… e depois houve um que nos chamou a atenção porque foi recomendado apenas por 3 pessoas, mas daquelas que ouvimos com muita atenção quando dão sugestões. Mas muita atenção mesmo. Por isso, sem ter perguntado mais nada, arriscamos um Sábado ao almoço e vamos até ao Talho do Caniço… que não só foi o nosso restaurante preferido da viagem, como entra diretamente para o nosso “top” de recomendações de sempre!!
E porquê? Porque não há nada assim em mais lado nenhum! Ou, pelo menos, nunca vimos nem ouvimos falar! O Talho do Caniço é literalmente um talho, que abre ao público apenas de Quinta a Sábado, e tem uma enorme variedade de carne (e alguns preparados), praticamente toda regional. Ficamos um bocado surpresos, porque esperávamos um restaurante… mas uma das pessoas que está a atender explica-nos de forma muito simpática: no talho escolhemos a carne que queremos colocar no espeto, que é cortada e temperada de forma simples (sal, alho e raspa de pau de louro). Depois é colocada no espeto… que nos é entregue para a mão. Sim, literalmente isso: pegamos nos espetos e damos a volta à esquina, em direção ao espaço de restaurante. Nós e todas as outras pessoas que estão na fila, numa espécie de procissão.
E se isto já é no mínimo fora da caixa, então esperem até chegarmos ao restaurante, que definitivamente não é um “restaurante” como estamos habituados 😉 Na entrada temos um balcão onde pedimos a bebida (vinho, claro, da casa, bem bom!) e o acompanhamento (pão, só pão, mais nada)… e depois vem a parte mais divertida! Aqui somos nós que colocamos os nossos espetos no fogo, que está na sala do lado, rodeado de outras pessoas que parecem hipnotizadas a ver o lume crepitar e os sucos da carne a pingar das espetadas. Grelhamos a nossa carne como quisermos, e cada espeto tem uma chapa de identificação, para sabermos qual é o nosso.
Enquanto a carne está a grelhar, escolhemos uma mesa, onde houver lugar vazio, sendo que teremos sempre de partilhar com mais alguém, o que aqui ainda faz mais sentido do que em qualquer outro sítio. E comemos em pé! Sim, não há aqui merdas, come-se em pé e com a mão! Vamos buscar os nossos espetos, penduramos na nossa zona da mesa, tiramos os pedaços de carne à mão e comemos no pão. A carne pinga, o vinho deixa manchas nos individuais de papel, lambemos os dedos, brindamos com quem está ao nosso lado, rimos, dizemos asneiras… enfim, estamos felizes, no meio de desconhecidos que partilham dessa felicidade!
O Talho do Caniço é um sítio de pessoas simples, de cliente habituais (ou novos, mas que ficam habituais depois), onde a partilha e o convívio fazem parte da casa e são o que faz deste sítio algo único! Aqui não temos preocupações, podemos ser nós próprios, não há olhares de lado nem julgamentos, nada. Aqui temos simplesmente de aceitar o conceito e entrar no jogo, para nos divertirmos. E isso é simplesmente fantástico!
Ah, já quase que nos esquecíamos! E a carne? Pá, a carne é assim uma coisa do outro mundo!!! É a melhor espetada madeirense que comemos na vida, e das melhores carnes que já nos passaram pelas mãos (literalmente). Tenra, bem temperada, maravilhosa. Se tudo o resto já não fosse apaixonante, a carne era o factor que nos faria dizer que o Talho do Caniço é o “restaurante” que mais nos surpreendeu nos últimos anos. Porque é tão fora do comum e tão genuíno que é impossível não ficarmos completamente rendidos!
Preço Médio: 14€ pessoa (com vinho… e muita carne)
Informações & Contactos:
Rua Padre Agostinho de Freitas, 18 | 9125-019 Caniço | Madeira | 291 932 126
Tanto a nível de talho com da parte de bar, é tudo de excelente qualidade. Apenas tenho a reclamar proprietários e demais funcionários nada fazerem quando vêem um desacato, briga ou cena de violência, wuer 3dta seja entre casais ou entre simples clientes e como se não bastasse, quando i terpolados pela polícia ainda faltam a verdade. Para mim é uma casa que perdeu todo valor. Vi uma pessoa amiga ser violentada e agredida e estes disseram que foi uma discussão entre um casal embriagado. Até poderia ser, mas não foi e se fosse porque lhes venderam mais bebida?
E nem comento mais tão bom atitude por parte destes senhores proprietários e funcionários.