THE DECADENTE

Uma tasca moderna sempre na moda.

O Decadente nunca vai deixar de estar na moda. Porque o Decadente nunca pára de tentar inovar. E isso faz com que não fique estagnado. E isso faz com que seja um dos melhores de Lisboa, no seu género.

Acho que, a par da Taberna Ideal, este foi dos restaurantes dos quais criei maiores expectativas antes de lá ir a primeira vez. Não por ser premium, não pela comida, não por ser propriedade de um chef famoso, por nada disso… mas apenas porque o “word-of-mouth” e as redes sociais fizeram dele um sucesso imediato quando abriu, talvez ainda antes dos próprios donos estarem à espera.
De repente, choviam dezenas de likes por dia no facebook, e era ver amigos da rede social a gostarem da página. E cada vez ouvia falar mais disto, do “restaurante do hostel” com um óptimo ambiente e comida muito boa. Ora, a expectativa crescia… E fui. E voltei. E hei-de voltar um dia, talvez.

O The Decadente está muito bem situado, mesmo em frente ao miradouro de São Pedro de Alcântara, e realmente pertence a um hostel trendy da cidade. Antes de entrar dá para perceber que está na moda, porque o pessoal a fumar cá fora não é pessoal de hostel: para mim, são daquele tipo de pessoas que gostam de ser vistas.
A lista de reservas é grande e é daqueles que tem turnos, o que torna desagradável a experiência de jantar cedo. Ainda assim, na primeira vez não sabíamos e ainda assim tivemos sorte porque a reserva das 22.30h cancelou, pelo que o jantar foi mais prolongado. Vá lá…

Com um espaço é agradável mas nada demais, na onda da “tasca moderna”, é aqui que entra, por exemplo, o serviço: na minha opinião, demasiado rápido. Claro que é para libertar mesas para o turno seguinte, mas não deixa de ser demasiado rápido. É inadmissível levantarem-te o prato da mesa exactamente no momento em que pousas os talheres, como se estivessem a ver e à espera disso (pois, se calhar até estavam…)
Ora, se o serviço não nos deixa à vontade, então é a comida que vai fazer a diferença? Mais ou menos…

Numa ementa muito rotativa e sazonal, destaco as entradas e as sobremesas, que são simples mas saborosas. Mas de resto, é uma questão de conceito: a cozinha tradicional portuguesa com um toque de modernidade (que tem basicamente a ver com a apresentação…) é algo que já está demasiado visto, que já se tornou um lugar comum. Por isso, e volto a realçar, por melhor que seja a comida, não há ali um factor realmente diferenciador…

Se recomendo? Sim, claro que sim. Mas porque têm uma estratégia de comunicação muito boa, com menus de almoço especiais, eventos e mudanças de ementa regulares (e “gin club”, que é uma das modas deste ano) e também porque fica bem partilhar essa experiência e fazer parte do grupo de likes no facebook.
Mais do que propriamente pela experiência em si, que é apenas normal.

Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)

Informações & Contactos:
Rua de São Pedro de Alcântara, 81 | Lisboa | 213 461 381

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.