restaurantes dublin

ONDE VAMOS JANTAR? RESTAURANTES DUBLIN

Stew, burgers, tacos… e muita Guinness!

Passámos quase uma semana em Dublin e, como não podia deixar de ser, andámos a experimentar restaurantes. 😉

Numa cidade onde a cerveja é o “prato” mais típico e onde existe um pub (quase) em cada esquina, há também algumas limitações na gastronomia mais típica. Tanto a nível de oferta de pratos (encontram-se fish&chips, o famoso stew e alguns assados, especialmente de aves), como na própria existência de restaurantes irlandeses. Ou seja, temos muitos pubs, alguns onde servem comida típica, mas depois o que existe mais são restaurantes internacionais. Então mexicanos e hamburguerias é assim um abuso…

Outra curiosidade é o facto de não encontrares muitos irlandeses a servir à mesa ou a cozinhar. Fomos quase sempre atendidos por sul americanos, especialmente brasileiros. O que não é mau por causa da língua, é simplesmente estranho.

Experimentámos muitos restaurantes em Dublin como também fora da cidade. E por isso deixamos aqui um resumo das nossas experiências, sem nenhuma ordem em especial, para servir de guia a quem resolva visitar a cidade. Bons jantares! 😉

dublin my meat wagon

MY MEAT WAGON
Provavelmente a melhor surpresa da viagem, o melhor restaurante que experimentámos. Carne, servida no pão ou em tábuas, assim tipo uma smokery. Frango assado, chouriço de sangue, carne de porco desfiada e uma ribs com molho barbecue excelentes. Tudo muito tenro e com um sabor brutal, com acompanhamentos excelentes e uma selecção de cervejas muito boa. Doses gigantes, suficientes para duas pessoas. É ver as fotos e babar um pouco… 😉

dublin my meat wagon meat

dublin my meat wagon ribs meat

BOOJUM
Dublin, ao contrário de Lisboa por exemplo, tem uma vasta oferta de restaurantes mexicanos. E de todos os tipos, desde tascas e fast food até espaços mais caros e premium.

dublin buujoom tacos mexican food

Este Boojum tem 2 espaços no centro da cidade e foi o único restaurante que repetimos, porque é mesmo bom… e barato! Burritos excelentes, grandes, bem recheado, tacos muito bons, salsas óptimas, nachos viciantes. Só não é perfeito porque o guacamole é desinteressante e para beber só têm refrigerantes ou cerveja (ou seja, não há margaritas).

dublin buujoom burritos tacos mexican food

THE OVAL BAR
Este era um daqueles pubs que nos foram recomendados antes de ir de viagem, onde podíamos comer a tradicional comida irlandesa. E na realidade o pub é bastante giro e típico, isso não há dúvida nenhuma! Mas o serviço não pareceu preparado ara turistas, especialmente daqueles que perguntam coisas acerca dos pratos na ementa… A comida irlandesa é um pouco limitada, e por isso a ementa não é grande: comemos um frango de campo assado e um bife de novilho, ambos acompanhados por legumes sofríveis e por um gravy (molho) fenomenal! Só por este gravy, valeu a visita ao The Oval Bar.

dublin the oval bar roast chicken

XICO
Outro mexicano em Dublin. Este destaca-se claramente pelo espaço, muito moderno e cool, com a decoração a abusar de referências tex-mex vintage, como por exemplo temos cá em Lisboa no Las Ficheras.

dublin xico mexicano decor

O problema é que depois os pratos são estupidamente caros e a comida afasta-se um pouco das referências mais conhecidas da comida mexicana, deixando-nos com poucas opções. Os tacos são bons e servidos de forma criativa, mas muito pequenos; o chilli bowl (basicamente uma taça cheia de chilli) não tem o sabor apurado que o chilli deve ter, falta-lhe picante; e depois também há um prato que são duas folhas de alface (mole), com recheio para servirem tipo pão de hambúrguer… ou seja, big fail. A experiência geral não foi a melhor, por causa da comida. Mas o sítio é giro!

dublin xico mexicano

BUNSEN
Sim, também há hamburguerias em Dublin. Mas aqui não há uma preocupação gourmet, antes pelo contrário, aqui a lógica é servir um bom e grande burger, com todo o tipo de toppings, tornando a experiência o mais decadente possível. No bom sentido! O Bunsen tem para muitos locais o melhor burger de Dublin… e posso dizer-vos que é uma brutalidade! O hambúrguer em si é alto e a carne é muito saborosa e suculenta, os toppings são excelentes e até o pão é bom! Este é daqueles burgers que se come à mão enquanto o molho escorre para o prato. As batatas também são boas (as normais e as doces), há uma boa selecção de cervejas, mas o hambúrguer é assim uma coisa fenomenal. Uma paragem obrigatória, para quem gosta!

dublin bunsen burgers

ELEANORA’S
Passámos à porta, era hora de almoço, vimos os preços simpáticos, resolvemos entrar. E ainda bem que o fizemos, porque foi um almoço muito bom! É um pequeno restaurante, quase familiar, que funciona em regime de buffet, com alguns pratos sempre fixos e outros que variam diariamente. Há um refill constante de pão e de gravy, que é muito saboroso! A comida sabe a familiar: comemos caril de frango, bem bom, frango de churrasco, panados e um hambúrguer com molho pimenta que estava 5 estrelas. Doses boas e a preços baixos.

dublin eleanoras

MILANO
Os italianos em Dublin são basicamente pizzarias. Ou seja, há poucas opções de pastas ou outros pratos nas ementas. O Milano é uma daquelas cadeias com vários restaurantes espalhados pela cidade, sempre cheios, sendo que nós fomos ao de Temple Bar. Serviço a despachar, porque é preciso rodar mesas, pizzas normalíssimas (a massa podia ser melhor), lasanha menos interessante que a do Lidl, uma pasta penne com pesto excelente e um risotto de salmão péssimo, um arroz seco mas seco e os pedaços de salmão atirados lá para o meio.

dublin milano pasta

restaurantes dublin - milano risotto

WOWBURGER
Pelos vistos há duas facções em Dublin relativamente aos melhores burgers da cidade: os do Bunsen ou os do Wowburger. O que é parvo, porque esta gente devia estar muito contente por ter 2 burgers brutais num espaço de meia dúzia de metros!

restaurantes dublin wowburger

O mais difícil no Wowburger é encontrar o espaço, que basicamente fica num terraço interior nas traseiras de um conjunto de prédios na zona de Temple Bar (o mais fácil é entrar pelo Bison Bar e subir ao primeiro piso). Quando o descobrimos, encontramos um espaço decorado assim numa onda de bar de praia. O serviço é simpático e descontraído e a escolha é muito semelhante ao que acontece no vizinho Bunsen: escolhemos entre burger, cheeseburger e bacon cheeseburger, depois escolhemos os toppings que queremos de entre uma lista gigante, e finalmente o molho. Assim como no Bunsen, aqui aplica-se na perfeição o termo decadente, porque este burger é uma coisa do outro mundo! A carne, o pão brioche, todos os ingredientes, enfim, é tudo excelente! Não é tão grande como o vizinho, mas é igualmente bom. E depois ainda há toppings para as batatas fritas, que chegam ao ponto de terem cobertura de chilli com carne! AVC a caminho!!! 😉

restaurantes dublin wowburger burgers

BESHOFF RESTAURANT
Um espaço especializado em fish & chips… mas onde o fish é bastante mau. Entramos no restaurante e cheira logo a peixe, mas não é aquele cheiro a peixe fresco. O panado é uma peça inteira e é estupidamente gorduroso, quase não sabe a peixe de tanto óleo que tem, aliás, ninguém o consegue terminar. Safou-se o molho para as batatas, viciante. Pior experiência em Dublin.

restaurantes dublin - beeshoff fish and chips

E fora de Dublin…
Ainda tivemos tempo de fazer uma excursão até Galway, na outra ponta do país, e às Cliffs of Moehr, que tem uma paisagem natural fenomenal. Na viagem, parámos na aldeia piscatória de Doolin, onde almoçámos no Gus O’Conner’s Pub.

restaurantes dublin

Aqui come-se comida irlandesa tradicional, com dois destaques claros: o seafood chowder, que é um misto de sopa e açorda de marisco, muito rica em marisco, cheia de sabor; e, claro, o irish stew, o bastião da comida irlandesa, com a carne ultra macia e o molho rico e com um toque de Guinness muito interessante.

restaurantes dublin

Este foi o resultado de uma semana de restaurantes em Dublin. Muita cerveja, comidas de todo o mundo, pouca comida irlandesa. Dublin é uma cidade multi-cultural, mesmo a nível de gastronomia, e há restaurantes onde vale muito a pena jantar. Esperamos que este pequeno guia ajude! 😉

2 comentários em “ONDE VAMOS JANTAR? RESTAURANTES DUBLIN”

  1. Que fartote de comida boa!
    Muito obrigado pelas sugestões. Quando visitar Dublin hei-de me lembrar com certeza das vossas recomendações e darei um saltinho pelo menos ao BOOJUM e ao BUNSEN 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.