APICIUS

Um nome a reter na memória, de um restaurante com enorme potencial.


É difícil chegar ao número 89 da rua da Cruz dos Poiais, em São Bento, por causa de todos os sentidos proibidos da zona. Assim como é difícil estacionar naquela zona (sem ser no parque pago ali perto). Mas, passando por cima desses pormenores, o Apicius é um dos novos restaurantes de Lisboa que ainda vão dar muito que falar. Aberto há 2 meses, é como uma criança que ainda está a dar os primeiros passos mas na qual já conseguimos ver enorme potencial para se tornar um excelente adulto.

O espaço é bastante simpático, bem decorado, convidativo a ficar um bom bocado. Boa separação entre mesas, porque não queremos jantar com o casal do lado. O serviço é 5 estrelas, competente, acompanha-nos durante a refeição sem ser incomodativo, atento a pormenores que fazem a diferença. A música ambiente tem o volume ideal para ser exactamente isso, música ambiente.

A lista chega-nos à mesa e percebemos o destaque para o foie-gras. Não escolhemos nenhum, mas percebemos a intenção do Apicius se destacar como especialista em foie-gras, o que nos parece uma óptima ideia! De resto, pratos com inspiração clássica e apontamentos orientais.

apicius 3 - restaurante sofisticado lisboa são bento foie gras
Depois de um couvert interessante (manteiga deliciosa!), começamos com as vieiras em lima com muxama de atum, de uma acidez bastante interessante, e também o puré de couve flôr com gema de ovo, broa crocante e farinheira, mais substancial e com uma conjugação de sabores muito feliz.
O bife da vazia Angus (muito bem servido) chega à mesa cozinhado na perfeição com com o toque a alecrim e limão ideal para complementar o sabor da própria carne. Ao mesmo tempo, a barriga de porco “gangnam style” com legumes salteados em wok e noodles é uma viagem à Ásia bastante bem conseguida, onde apenas os noodles seriam dispensáveis. Mas no geral, cozinha bastante inteligente e com qualidade muito acima da média.


Nas sobremesas, experimentámos o abacaxi com toffee de gengibre, sorbet de lima e esponja de alcaçuz, conjunto que achámos demasiado ácido… Mas paralelamente, o bolo de caramelo (com biscoito de café, amendoins e banana caramelizada) tem um bom equilibrio de sabores e fecha bem a refeição.
A acompanhar o café, um vinho do Porto com 30 anos, excelente! Aliás, uma soberba selecção de vinhos do Porto, algo que faz muita falta na maioria dos restaurantes “da moda”.
Saímos bastante satisfeitos, com vontade de voltar para provar o foie-gras.

Sim, como as crianças, o Apicius ainda está a dar os primeiros passos. Ainda precisa de limar algumas arestas, ainda precisa de fazer experiências, precisa de “crescer” um pouco. Mas tem tudo o que precisa para se tornar uma referência na restauração em Lisboa e destacar-se da mediania que por aí reina.

Preço Médio: 30€ pessoa (com entrada, prato e vinho)

Informações & Contactos:
Rua da Cruz dos Poiais, 89 | 1200-136 Lisboa | 213900652

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.