GRELHA DA BARRA (Oeiras)

Quando o serviço compensa a comida…

Escrevemos recorrentemente uma coisa que é uma das nossas máximas desde que começámos o projeto do Onde Vamos Jantar?: que uma refeição nunca é apenas a comida. Há outros fatores que influenciam – e às vezes em grande parte – a nossa experiência num restaurante. O ambiente, o preço e, claro, o serviço, são fatores que, quando correm mal, acabam por afetar completamente a opinião que temos do restaurante, para além da comida. E é por isso que às vezes regressamos a restaurantes onde um desses fatores não correu assim tão bem… mas onde os restantes foram muito positivos.

E para nós, o serviço é um “game changer”. Ou seja, podemos não comer nada de extraordinário, mas se o serviço for bom, pensamos em regressar. Que foi aquilo que nos aconteceu no Grelha da Barra, onde fomos com amigos almoçar, porque estávamos na zona e porque nos pareceu bem comer uns grelhados. A ideia era boa, o sítio tinha boas reviews, e um restaurante completamente cheio com famílias e malta local parece-nos sempre um bom prenúncio. Só que depois o que falhou foi mesmo… a grelha.

grelha da barra

O Grelha da Barra é daqueles restaurantes de bairro, em Oeiras, que se percebe ser o poiso de muita malta local. A promessa na ementa é exactamente o que o nome do restaurante deixa entender: grelhados. Vários tipos de carne, algum peixe, preços individuais e outros com doses maiores, para dividir. Quem nos atende até nos avisa: “Olhe que a dona é transmontana, por isso as doses são grandes!”

grelha da barra

Só que o problema aqui não foi o tamanho das doses – efetivamente com tamanho significativo. O problema foi que metade dos pratos que chegaram à mesa estavam longe de ser bons exemplos de boa carne grelhada. Talvez pela qualidade da própria carne, não sei… mas quem pediu os Secretos de Porco Preto e os Lagartos de Porco Preto ficou muito desiludido. Honestamente, a primeira dúvida foi: é mesmo porco preto? Mas mais do que isso… carne seca, demasiado passada na grelha. Para um restaurante especialista em grelhados, parece estranho.

grelha da barra

O Frango de Churrasco, ainda que com mais sabor, teve o problema oposto: o frango estava no limite do ponto certo, o que é sempre arriscado. E noutro tipo de carne, a mirandesa, a Posta Mirandesa é servida no ponto certo, mas o corte tem mais nervos do que é habitual, o que leva a que quase um terço fique no prato. É pena.

grelha da barra

Muito boa a Espetada de Lulas, o que é surpreendente para um restaurante onde só vemos sair pratos de carne para as outras mesas. E também há que destacar o Quindim que pedimos para sobremesa, que é bastante agradável, sem ser demasiado doce.

Ora… como é que isto dá a volta? Por causa do serviço. Porque aparecemos sem reserva e somos um grupo de 5 pessoas com um carrinho de bebé… e desde o primeiro minutos que nos mostram que somos bem recebidos. Claro que arranjam mesa, se nós esperarmos só um bocadinho. E podemos começar logo a escolher os pratos, para não demorar muito tempo. E, mesmo com o restaurante completamente cheio, o serviço é sempre rápido e, mais do que isso, atencioso. Há uma palavra, há um acompanhar ao longo do almoço. Há simpatia que sentimos genuína.

grelha da barra

E por isso é que, mesmo que no geral não tenhamos ficado maravilhados com a comida, não nos importamos de regressar ao Grelha da Barra, só por causa do serviço. São grelhados, não devia falhar tanto, mas pronto. Só que quando o serviço nos faz sentir que somos “importantes”, é inevitável que saiamos de um restaurante com a ideia que tivemos uma boa experiência global.
E como até pagámos um preço bastante justo pela quantidade de coisas que comemos… então aqui temos o exemplo perfeito de como a comida não é o único fator determinante na nossa experiência num restaurante.

Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua Afonso de Paiva, 3 | 2780-265 Oeiras | 21 440 3026

1 comentário em “GRELHA DA BARRA (Oeiras)”

  1. Olá
    Depois de ter lido a crítica , proponho que pelo preço/pessoa, pela qualidade da comida, atendimento e instalações sugiro, na zona, a “Brasa de Sassoeiros”

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.