LA CAMPANIA

Não é preciso ser trendy, quando a comida é boa!

Italianos há muitos em Lisboa, e na Rua da Artilharia Um havia 3 muito emblemáticos na cidade: o La Campania, o Mezzalunna e o La Trattoria (ainda havia um italiano no Páteo Bagatela, mas desse não reza a história). E digo “havia” porque o Mezzalunna fechou há dois anos para dar lugar à pizzaria Forno D’Oro (da qual já aqui falámos). Mas isso são outras histórias…

De entre os italianos da Artilharia Um, o La Campania destacou-se desde sempre por ser o mais familiar. Uns eram trendy, os outros românticos, mas o La Campania era familiar. Foi assim que me foi apresentado antes de lá ir a primeira vez e foi aquilo que senti todas as vezes que lá voltei. Também é o mais antigo, porque existe há mais de 40 anos, mas para mim é familiar.

la-campania-restaurante-italiano-pizzas-pastas-bifes-marques-pombal-lisboa-sala

E o termo familiar tem tudo de bom! Porque não só caracteriza o tipo de clientes do restaurante, habituais e muitos deles conhecidos pelos donos e empregados, o que cria sempre um clima de intimidade muito agradável; como também caracteriza o próprio ambiente, com uma decoração simples mas temática; e ainda caracteriza o principal, que é a comida.

Aqui a comida não tem o empratamento mais sofisticado nem as técnicas mais modernas, mas tem mão de quem sabe e isso reflete-se no seu sabor. As pastas são muito boas e bem servidas, com destaque para o fettuccini com salmão, o raviolli piamontesa ou um simples mas excelente spaghetti carbonara.

la-campania-restaurante-italiano-pizzas-pastas-bifes-marques-pombal-lisboa-tagliatelli

Os pratos de carne também merecem destaque,como as tripas fiorentina ou o frango com vinho rosso, e um ossobuco que é certamente dos melhores que se servem em Lisboa! Ainda há o bife à chefe, que alguns dizem ser o melhor de Lisboa (é bom, mas não chega a esse patamar). Mas a pasta verde de acompanhamento é fenomenal.

la-campania-restaurante-italiano-pizzas-pastas-bifes-marques-pombal-lisboa-tripas-fiorentina

As pizzas não são tão boas como as da concorrência recente, mas tudo o resto compensa imenso.

Para sobremesa, tiramisu ou os profiteroles.

la-campania-restaurante-italiano-pizzas-pastas-bifes-marques-pombal-lisboa-bife-a-chefe

No fundo, este é daqueles italianos que se torna um habitual, e onde nos tornamos quase parte da casa. Ok, pode não ser o mais moderno, e pode não ter requinte e sofisticação de outros italianos mais recente em Lisboa. Mas nem sempre os restaurantes precisam de seguir modas e ser trendy. Às vezes basta serem fiéis ao que são, desde sempre. E o La Campania é um restaurante familiar. Por mim, tudo bem!

Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho)

Informações & Contactos:
Rua Artilharia Um, 30 | 1250-040 Lisboa | 21 385 0345

[codepeople-post-map]

2 comentários em “LA CAMPANIA”

  1. Não percebo como surgiu a moda de chamar ‘pasta’ às massas. ‘Pasta’ é a palavra italiana. Este parolismo pedante já chateia

    Responder
  2. Não percebo porque surgiu a moda de chamar ‘pasta’ às massas em Portugal. Pasta é a palavra em italiano. Acho isso de um parolismo saloio pedante que já chateia.

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.