MERCANTINA

MERCANTINA

A verdadeira pizza napolitana? Isso não sei, mas é muito boa.

Há uma oferta tão grande de restaurantes em Lisboa que é inevitável que a maioria dos que conhecemos fiquem nas zonas que mais frequentamos. E muitas vezes só conhecemos restaurantes novos quando eles são notícia por alguma razão. Foi o que nos aconteceu com a Mercantina. Admito que já muita gente conhecesse o restaurante, mas nós só ouvimos falar dele quando, a meio do ano passado, foi distinguido com o galardão da “verdadeira pizza napolitana” (uma espécie de estrela Michelin das pizzas, diziam todas as notícias acerca disso). Merecida ou não, esta distinção colocou a Mercantina no nosso radar.

A Mercantina fica no Centro Comercial de Alvalade e, mesmo não sendo mesmo dentro do centro, fica num centro comercial. Enfim… Tem uma esplanada agradável mas o interior é mais interessante, sem fugir muito à decoração dos restaurantes italianos mas com destaque para o elemento central da sala que é o balcão onde é feito o serviço com um grande forno a lenha atrás. O serviço é rápido e simpático.

mercantina restaurante italiano alvalade pizza
A lista não surpreende, porque já vimos todos estes pratos noutros restaurantes italianos. Entradas, pizzas, pastas (quase todas com massa fresca) e sobremesas, mas nada que não conheçamos e que nos motive a perguntar o que é. Não há nada de mal nisso, mas esperávamos um pouco mais.

Começamos com uma foccacia de azeite, alho e tomate seco, uma boa entrada, e uma bruschetta capri, com tomate, mozarela e pasta de azeitona, normalíssima.
Pedimos uma pasta fresca e uma pizza. Começando pela última, honestamente não sei o que é “a verdadeira pizza napolitana”, mas posso dizer que a pizza que comemos era muito boa – a Mercantina, com tomate, mozarela, fiambre, salame picante, cogumelos frescos e parmesão, tem uma massa fina sem ser demasiado fina e bastante saborosa, cozinhada na perfeição, com ingredientes frescos e a combinar bastante bem. Mas o destaque é a massa da pizza, realmente bastante boa. Por falar em massa, pedimos ainda os raviolis de ricota, espinafres e nozes, com molho de tomate e manjericão, bons e bem recheados, mas menos surpreendentes que a pizza.
Para sobremesa, nova surpresa: o mil-folhas de framboesa e creme de limoncello é excelente, a massa fina e estaladiça e o limoncello a fazer o contraste perfeito com a acidez das framboesas.

mercantina restaurante italiano alvalade sobremesa

Não sendo surpreendente, a Mercantina é um restaurante italiano bastante bom. Podia ter uma ementa com pontos de diferenciação em relação ao resto dos italianos, mas ainda assim a execução é irrepreensível e as pizzas são muito boas.
E se não quiserem ir até Alvalade já nem têm de o fazer, porque a Mercantina vai abrir ainda este mês um segundo espaço, em pleno Chiado. Uma aposta ganha, dizemos nós. 😉

Preço Médio: 16€ pessoa (entrada, pizza e sobremesa a dividir, com cerveja)

Informações & Contactos:
Centro Comercial de Alvalade | Praça de Alvalade, 6B – lojas 9 e 10 | 1700-036 Lisboa | 21 796 03 13

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.