OS ANTÓNIOS

Duas palavras: Arroz de Carqueja. Brutal!

Quando escolhemos ir passar uns dias de férias à Beira Alta, a primeira coisa que fizemos foi tentar recolher sugestões de sítios para jantar. Diz o senso comum que se come mais e melhor quanto mais nos afastamos das grandes cidades, por isso as expectativas eram altas. Só conhecíamos Viseu, mas como andávamos pelos arredores de Nelas, as várias opiniões que nos foram chegando concentravam-se em apenas 2 restaurantes: o Bem-haja (de que vamos falar dentro de dias) e este Os Antónios.

Através dos “locais” soube a história do restaurante, um dos mais emblemáticos de Nelas, que fechou há uns anos e, quando foi reaberto, a autarquia exigiu que os novos donos mantivessem o seu nome. Não sei se aconteceu exactamente assim, mas a verdade é que assim que entramos em Nelas começamos logo a ver sinalética para o dito restaurante. O edifício é tradicional e o interior segue essa linha, com as paredes de pedra decoradas com alguns quadros num estilo mais moderno. O atendimento é simpático, como se quer neste tipo de restaurantes e nesta zona do país.

os antonios restaurante tradicional nelas interior

Se nas entradas nos ficamos pelas excelentes favas com enchidos, nos pratos queremos experimentar coisas diferentes, por isso seguimos sugestões. Começamos com um curioso bacalhau no forno em crosta de amêndoa recheado com presunto, curioso porque a conjugação não é nada habitual (e ainda é servido com manga…) – se a amêndoa dá um toque crocante ao prato, este falha porque o recheio de presunto é muito pouco e porque a posta de bacalhau tinha muitas espinhas (quando se trata de algo que tem cobertura e também recheio, o haver espinhas impossibilita comer tudo junto, sob o risco de nos magoarmos). Por outro lado, o melhor prato destas pequenas férias foi comido aqui: um arroz de carqueja, que é um arroz de vitela cozinhado no seu caldo e com muita carqueja a aromatizar, com a carne deliciosa e super tenra, o arroz no ponto, o caldo maravilhoso e aquele toque aromático a tornar todo o conjunto numa delícia. Uma surpresa e um prato a repetir sempre que me apareça numa ementa.

os antonios restaurante tradicional nelas arroz de carqueja
Para sobremesas, um bolo de cenoura muito bom e um pudim que não é mais do que isso mesmo.
Tudo acompanhado com vinho do Dão, claro, região que também desconhecia a nível de vinhos e da qual fiquei fã.

os antonios restaurante tradicional nelas torta laranja

No final da refeição, pagámos pouco para o que comemos, porque no interior e fora das grandes cidades é assim. Não sei quem eram Os Antónios nem qual a sua importância em Nelas, mas sei que já tenho restaurante onde regressar quando andar novamente por aquelas zonas. Muito bom.

Preço Médio: 14€ pessoa (meia dose por pessoa, com sobremesa e vinho)

Informações & Contactos:
Largo Vasco da Gama | 3520-079 Nelas | 232 945 266

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.