OS MELHORES RESTAURANTES DE 2019

Chega ao final mais um ano, e com ele mais uma quantidade enorme de jantares! Uns bons, outros nem por isso, alguns para esquecer e outros verdadeiramente memoráveis. Em 2019 Lisboa viu aparecer o boom dos restaurantes focados no produto base e na sua exaltação no prato; do balcão, ou pelo menos de um aproximar constante entre o cozinheiro e o cliente; da re-invenção de receitas clássicas; e dos sítios genuínos, daqueles que nos ficam na memória. Por isso, como já tem vindo a ser habitual, deixamos aqui o nosso top de restaurantes de 2019, entre novidades e outros que simplesmente não conhecíamos ainda. Aproveitem… e bons jantares! 🙂

PRADO (Sé)
O Prado foi o pioneiro dos restaurantes onde o ênfase está no produto base e na forma como é valorizado no prato, pelo menos em Lisboa. E se depois vieram muitos assim mais ou menos na mesma linha, a verdade é que o Prado continua a ser único. O produto como estrela, técnicas apuradas, empratamentos fantásticos, num espaço lindíssimo e com um serviço 5 estrelas. A não perder!

SÍTIO DE GENTE FELIZ (Oeiras)
Foi, sem qualquer dúvida, a maior descoberta deste ano. E depois de nós, foi uma descoberta para muita gente (gente demais…?). O que o Miguel faz neste sítio é a verdadeira definição de cozinha de conforto, mas este sítio é muito mais do que a comida. É um sítio para estar com amigos, para conversar, para ter almoços de 4 horas… literalmente é um sítio para ser feliz!

GO JUU (Praça de Espanha)
Uma experiência única, naquele que é um dos melhores restaurantes japoneses de Lisboa. É ficar ao balcão e também ficar nas mãos dos Chefs, que vos vão servir um festim de peixe fresco, trabalhado com mestria e com uma apresentação fora de série. Maravilhoso!

QURA (Campo de Ourique)
Mais um restaurante novo, com gente nova cheia de ideias, que pega em produtos nacionais e os transforma em pratos excelentes. O Qura é demasiado pequeno para o sucesso que teve desde a sua abertura, e por isso demorou até lá irmos jantar. Mas vale muito a pena esperar, porque garantimos que vão ter um jantar muito, muito bom.

ADEGA TÍPICA – O GATO PRETO (Restelo)
Ok, sabemos que não é um restaurante novo… mas é um restaurante novo para nós! E tão perto de casa! Conhecemos a Adega Típica – O Gato Preto num jantar do #adorotascas e ficámos fãs incondicionais. Pelo espaço, pelo serviço e, claro, pela fantástica comida. Portuguesa. À séria!

MEMÓRIA (Campo de Ourique)
O novo restaurante do Grupo Pasta Non Basta é mais memorável que os restantes (viram o que fiz aqui?!). Mesmo no centro de Campo de Ourique, o Memória só peca por ser pequeno e por isso não ser fácil de arranjar mesa. Porque depois de lá estar, temos comida italiana da boa, com matéria-prima excelente. Minha gente, são das melhores pastas que se comem em Lisboa!

IZCALLI ANTOJERIA (Alcântara)
Outra daquelas experiências fantásticas que têm de ter pelo menos uma vez na vida. Este pequeno mexicano de Alcântara é diferente de tudo aquilo que possam imaginar, é uma viagem intimista pelo México profundo com um toque de requinte… e mezcal, muito mezcal.

PANDA CANTINA (Baixa)
Num ano em que os restaurantes de ramen foram aparecendo em todo o lado como cogumelos, eis que o que mais se destacou para nós foi o mais económico e mais despretensioso. Ramen chinês, delicioso, barato, cheio de pinta, num espaço que quase parece um clube exclusivo.

panda cantina

LA BOTTEGA DI GIO (Campo de Ourique)
Voltando à questão da genuinidade e dos sabores que nos aquecem a alma, terminamos esta lista com outro italiano. No La Bottega Di Gio não há uma ementa fixa, há pratos caseiros que vão variando consoante o que há no mercado, mas sempre cozinhados com a mestria de quem sabe. Porque aqui uma “simples” lasanha é uma verdadeira visita a uma casa de família italiana.

2 comentários em “OS MELHORES RESTAURANTES DE 2019”

  1. Vocês são as pessoas que mais contribuem para o crescimento da minha lista de “restaurantes que quero visitar” e acabaram de o fazer, mais uma vez 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.