polpetta-almondegaria-artesanal-restaurante-italiano-almondegas-anjos-lisboa-1

POLPETTA – ALMONDEGARIA ARTESANAL

Almôndegas, muitas e boas! 😉

“Ah e tal… e se abríssemos um restaurante só para servir almôndegas?!” Pois, alguém teve esta ideia! Até porque, se já existem hamburguerias, pizzarias, salsicharias, cevicherias, cachorrarias… porque não uma almondegaria?

O Polpetta abriu na zona dos Anjos há poucos meses, e chamou-nos a atenção exactamente pelo conceito: almôndegas de vários tipos, com vários molhos e acompanhamentos à escolha. Simples, não é? E tendo em conta que para nós, portugueses, as almôndegas são vistas como prato mais para crianças e (quase) sempre servidas da mesma forma… ficámos ainda com mais curiosidade!

polpetta-almondegaria-artesanal-restaurante-italiano-almondegas-anjos-lisboa

A zona dos Anjos tem muitos becos e ruinhas, por isso não é linear o encontrar o restaurante. Mas, quando entramos, vale a pena. A decoração, cheia de objectos vintage, não é diferente de outras “ias” que há por Lisboa, mas não deixa de ser engraçada.

polpetta-almondegaria-artesanal-restaurante-italiano-almondegas-anjos-lisboa-2

Numa primeira análise à ementa, vemos os 5 tipos diferentes de almôndegas (novilho, frango, porco, vegetariana e a especial, que este mês é de bacalhau), assim como os vários molhos (tomate, pesto, cogumelos, iogurte) e acompanhamentos (puré de batata, pasta fresca, couscous, legumes salteados ou polenta). Cada dose traz 4 almôndegas e os acompanhamentos são pagos à parte. Ainda assim, o preço é baixo.

polpetta-almondegaria-artesanal-restaurante-italiano-almondegas-anjos-lisboa-ementa

E a verdade é que as doses são grandes, porque as ditas bolas também o são! Provámos várias combinações diferentes para poder perceber as diferenças e, no geral, ficámos muito bem impressionados!

Juntámos molho de tomate às almôndegas de bacalhau (combinação perfeita), saborosas e acompanhadas de uns bons legumes salteados. As de novilho com molho de cogumelos são também interessantes, mas neste prato a estrela é o couscous, muito bem conseguido. Numa combinação mais clássica, almôndegas de frango com molho pesto, onde tudo resulta muito bem e as ditas nem estão secas como pode acontecer com esta proteína, acompanhadas com um simpático puré de batata. A última combinação que provámos foram as almôndegas de porco, demasiado parecidas com as de novilho, mas acompanhadas por uma pasta fresca excelente.

polpetta-almondegaria-artesanal-restaurante-italiano-almondegas-anjos-lisboa-couscous

polpetta-almondegaria-artesanal-restaurante-italiano-almondegas-anjos-lisboa-pure-batata

Acho que talvez a única coisa a apontar em relação às almôndegas tem a ver com a quantidade de molho e queijo que é colocada em cima delas… honestamente, torna mais difícil saborear cada tipo de almôndega, perceber os diferentes ingredientes que as constituem e as diferenças entre elas. Uma sugestão seria servir os molhos à parte, para podermos colocar a gosto. Mas é só uma sugestão…

polpetta-almondegaria-artesanal-restaurante-italiano-almondegas-anjos-lisboa-slider

Ainda há outras coisas no Polpetta além dos pratos de almôndegas, mas claramente menos interessantes: para entrada, tanto o pão de alho como a bruschetta são fracos, e há também a opção de uma pequena almôndega em brioche, tipo slider… que é apenas engraçado, mas não acrescenta nada. E as duas sobremesas da carta são boas, bastante boas: o cheesecake de caramelo salgado e principalmente o brownie, este último muito próximo do excelente.

O restaurante ainda tem take-away, por isso podem levar tudo isto e comer em casa!

polpetta-almondegaria-artesanal-restaurante-italiano-almondegas-anjos-lisboa-cheesecake

Ora, no final, saímos de uma almondegaria muito contentes com as almôndegas que comemos, todas elas. E isso é a melhor coisa que pode acontecer num restaurante. Ok, ainda há coisas a afinar no Polpetta, mas isso é perfeitamente normal num espaço que abriu há um mês. O que interessa é que o conceito está bem definido e é diferenciador, o que já diz muito na saturada restauração lisboeta. Ah, e outra coisa: as almôndegas são mesmo boas!

Preço Médio: 10€ pessoa (com cerveja)

Informações & Contactos:
Regueirão dos Anjos, 81 | 1150-029 Lisboa | 213570793

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.