TRECENTO SESSANTA

TRECENTO SESSANTA

Pizzas muito boas, com massa muito diferente. E isso é apenas o começo 😉

Para quem mora no centro de Lisboa, há uma predilecção meio estranha em relação a fazer a curta viagem pela Marginal até à linha de Cascais para ir jantar. É um bocado parvo, mas acontece a muita gente, que prefere ir jantar ao centro de Lisboa e demorar uma eternidade para encontrar lugar (ou pagar balúrdios num parque pago), do que fazer uma agradável viagem pela Marginal, ao lado do mar, para jantar algures na linha de Estoril/Cascais. Sem trânsito. Sem confusões. Com estacionamento.

Como sou uma destas pessoas, não tenho o mais pequeno problema em admitir quando estou enganado. E foi numa destas incursões ao “lado oposto” da Marginal que descobri o Trecento Sessanta.

trecento-sessanta-restaurante-italiano-pizzas-parede-forno

O eixo Carcavelos/Parede não tem assim tantos italianos/pizzarias como outras zonas da grande Lisboa. Há alguns restaurantes, mas são ou demasiado comerciais ou demasiado antiquados. Por isso mesmo, quando ouvimos falar acerca de um italiano novo numa praceta que está a começar a tornar-se um pólo de interesse na zona, resolvemos ir “investigar”.

O Trecento Sessanta quer ser mais do que uma pizzaria: quer ser um espaço de partilha de experiências à volta da gastronomia italiana. E de pizzas, claro. Que aqui são feitas com uma massa diferente daquela a que estamos habituados. Mas já lá vamos.

trecento-sessanta-restaurante-italiano-pizzas-parede-menu

Em relação ao primeiro ponto, é cedo demais para implementar a ideia, até porque a carta neste momento ainda oscila muito à volta das pizzas. Há algumas entradas (provámos a burrata, que cumpre bem o seu papel sem ser surpreendente) e outras tantas pastas, que na ementa parecem muito interessantes. Ficam para uma próxima visita.

trecento-sessanta-restaurante-italiano-pizzas-parede-burrata

E agora o segundo ponto, as pizzas. A massa aqui é criada de forma diferente, com farinhas, cereais e um processo de impasto tipicamente italiano… que, trocado por miúdos, resulta numa massa não demasiado fina, mas consistente e saborosa. Ao contrário daquelas pizzas onde a massa é tão fina e estaladiça que quebra toda, isto aqui não acontece. E a massa complementa o sabor da pizza.

trecento-sessanta-restaurante-italiano-pizzas-parede-pizza

A isso juntamos ingredientes bons, que se percebem ser de qualidade, e temos umas pizzas muito boas! Pouco ingredientes mas bons, como devia ser sempre. Provamos a Di Modena, com mozzarella, peito de pato fumado, balsâmico e oregãos, uma combinação simples mas muito boa a nível de sabor. Do outro lado da mesa, “monta-se” uma pizza com diferente ingredientes (beringela grelhada, prosciutto, tomate seco e gema de ovo… outra boa combinação, que resulta ainda melhor quando os ingredientes são bons. Como o são aqui, muito bons mesmo.

Mas se no fundo o que interessa é a massa, aqui realmente ela é o ponto diferenciador. Por isso é que é preciso explicar a diferença em relação às outras a que estamos habituados, para que essa diferença seja percebida. Ou seja, aqui o serviço também é determinante, porque tem de saber explicar, envolver, seduzir.

trecento-sessanta-restaurante-italiano-pizzas-parede-pizza-di-modena

Para terminar, as sobremesas. A mousse de limoncello promete, mas acaba por ser mais leite condensado do que o dito licor, o que é uma pena. Por outro lado, o cannolo gelato é um canudo com gelado no interior e um exterior com muito pistachio.. . uma combinação bastante interessante mas que precisava de ser mais pequeno, porque demora muito a terminar e torna-se enjoativo. Uma boa ideia, ainda assim.

trecento-sessanta-restaurante-italiano-pizzas-parede-sobremesa

O Trecento Sessanta é um espaço que, com o passar do tempo, tem todo o potencial para se tornar uma referência na zona. Não só por causa das pizzas, que sendo diferentes são também muito boas. Mas também porque não há muito italianos na zona (e bons ainda menos), porque tem uma ideia clara daquilo que pretende ser, e porque a ideia de promover o convívio à volta da comida italiana faz todo o sentido.

Talvez por isso mesmo o restaurante esteja a apostar nos menus de grupo (o que faz ainda mais sentido nesta época natalícia), com menus a partir dos 13€ – onde se podem provar as “sandwizzas”, que são basicamente sanduíches de pizza! E todos os menus têm já bebida incluída! Vamos marcar um jantar de Natal com pizzas à mistura? 😉

Preço Médio: 20€ (com vinho)

Informações & Contactos:
Praça do Junqueiro, nº1 C | 2775-597 Carcavelos | 21 401 7664

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.