Um restaurante onde nos sentimos em casa. E também comemos muito bem!
Não sabíamos onde ficava a Marisol. O gps indicou-nos um caminho que nos levava perto da Charneca da Caparica, zona que só conhecemos de nome. Sábado pós-Verão, pouco trânsito, início da tarde. A nossa referência era a farmácia e por isso, lá mais perto, o gps torna-se desnecessário. Chegamos à Toca By Chef…
O nome parece estranho de início, talvez até um pouco exagerado, até porque A Toca By Chef é um restaurante relativamente pequeno, um espaço com zona de pastelaria e uma área de mesas, um pouco mais cozy. No exterior, uma grande esplanada, ideal para dias mais quentes. Está praticamente cheio quando chegamos, e percebemos que são clientes habituais porque quem serve os trata como se fossem da casa. Assim como nos tratam a nós, e é a primeira vez que cá estamos.
Este serviço (aliás, esta maneira de estar) tem tudo a ver com o Mané, o dono da Toca. Pessoa honesta, sempre pronto para a brincadeira, que cumprimenta toda a gente quando entra. O restaurante é uma extensão de si mesmo, por isso quer dar aos clientes o que dá aos amigos: boa comida, com muita simpatia.
E na Toca come-se muito bem! Numa ementa onde os petiscos se destacam, há ainda alguns pratos, para quem seja capaz. Porque as doses que nos vão chegando à mesa são enormes! Escolhemos alguns dos petiscos mais pedidos: começamos com uma saladinha de polvo, muito bem temperada, com aquele sabor avinagrado a não ser exagerado e com o polvo tenríssimo. De seguida chega o choco frito, pedaços grandes e bem fritos, suculento, acompanhado por um excelente molho tártaro. Ao mesmo tempo, outra dose gigantes de mexilhões à espanhola, frescos e com aquela molhanga boa. Estes são os petiscos, mas já estamos cheios. E satisfeitos!
É nesta mesma altura que chega à mesa a açorda de camarão, dose ainda maior porque é prato mesmo. Muito camarão, sabores apurados, de comer e chorar por mais.
Já disse que estávamos completamente cheios? Pois, mas ainda nos serviram duas sobremesas, um bolo de chocolate razoável e uma tarte de limão merengada excelente! Tudo acompanhado por uma sangria fenomenal com um espumante que desconhecia, chamado Irium.
Durante toda a refeição foram entrando e saindo pessoas, que mais do que clientes pareciam amigos. Aliás, também nós saímos da Toca a sentir-nos parte da família. E não há muitos restaurantes assim… A Toca é um verdadeiro achado, independentemente de ser ou não na margem sul. Petiscos excelentes, doses gigantes, preços muito agradáveis. E simpatia, muita simpatia. Um restaurante para voltar sempre que pudermos.
Preço Médio: 12€ pessoa (petisco e prato para dividir, com sangria)
Informações & Contactos:
Rua Soeiro Pereira Gomes, 13 | Charneca da Caparica – Setúbal | 915493070 – 218246828
[codepeople-post-map]