ALTA BURGUESIA

ALTA BURGUESIA

Hambúrgueres com um toque de… especiarias.

Passámos em frente ao Alta Burguesia duas vezes antes de perceber onde estávamos. Fica debaixo de umas arcadas, numa zona pouco iluminada, mas essa nem foi a principal razão para não percebermos imediatamente que era o restaurante que estávamos à procura. Íamos jantar a uma hamburgueria, esperávamos uma hamburgueria, com decoração de hamburgueria… como muitas das outras que existem em Lisboa.

Mas o Alta Burguesia, quando olhamos pelos vidros, parece um restaurante indiano. Toda aquela decoração típica e mobiliário que nos remete para o imaginário de um restaurante indiano, é o que encontramos nesta hamburgueria. Aliás, as fotos dizem tudo:

A decoração étnica é um misto entre referentes indianos e mobiliário que também estamos habituados a ver em restaurantes chineses. O objectivo é mesmo ser diferente da concorrência, mas no começo pode apenas criar confusão. Enfim…

A realidade é que se trata de uma hamburgueria, mas com algumas combinações claramente mais fora do comum e condimentadas. O uso de ingredientes que reconhecemos mais da comida indiana/africana até pode justificar a decoração do espaço, e a verdade é que há muita coisa na lista que parece interessante, a nível de hambúrgueres. Mas já lá vamos.

Porque antes dos hambúrgueres estão as entradas, das quais experimentámos duas. Ora, em relação às Gambas à Alta Burguesia, esperávamos que fossem tipo à guilho… e realmente o molho está lá, mas depois leva com uma cama de maionese que fica simplesmente estranha. E se em relação às gambas nós é que devíamos ter perguntado como eram servidas, o Carpaccio de Salmão engana mesmo. Porque o que nos aparece à frente é o que podem ver na foto em baixo: rolos de salmão fumado recheados com queijo e pepino… Carpaccio?!

Este era o momento em que já estávamos a começar a ficar com receio das surpresas que viriam nos hambúrgueres que pedimos, mas felizmente aqui as surpresas foram boas! Os hambúrgueres do Alta Burguesia são servidos no prato, com base de pão que varia consoante o hambúrguer escolhido, acompanhados com arroz de especiarias, salada e batata frita. A questão do pão é pertinente, porque não está indicado na ementa e faz realmente toda a diferença.

O Arquiduque é um hambúrguer de novilho que traz tâmaras e queijo roquefort, servido num pão de coentros, a carne muito boa e as tâmaras a darem-lhe um toque “marroquino” engraçado. Por outro lado, o Burgus é um hambúrguer duplo, com queijo de cabra, bacon, pesto e tomate grelhado. O pão é de beterraba, bom, a carne é também bastante boa, no ponto certo em ambas as peças. O pesto podia estar mais presente no conjunto, para atenuar os sabores fortes do bacon e do queijo.

Em ambos os pratos, o arroz de especiarias é bastante agradável e as batatas fritas também.

E porque estávamos em maré de surpresas boas, ainda dividimos uma sobremesa: o Bolo de Laranja com Tampa Mágica, cujo nome enigmático chama logo a atenção. Trata-se de um bolo de laranja, em forma cilíndrica e um buraco no meio (estão a ver um donuts?), com um pedaço de chocolate em cima, onde é despejado chocolate quente até fazer um buraco. Teatralidade que resulta, mas independentemente disso a sobremesa é boa, com várias texturas e sabores que se complementam muito bem.

Ou seja, o que começou como um jantar “estranho”, terminou de forma muito positiva! 

Este é daqueles caso que primeiro se estranha, mas depois entranha-se. O espaço é diferente do que esperávamos e as entradas são… vá lá… fora do comum… mas os hambúrgueres compensam isso, assim como as sobremesas.

Numa zona residencial e tão escondido como está, o Alta Burguesia terá certamente mais gente ao almoço do que ao jantar. Até porque há hamburguerias um pouco por todo o lado, e as diferenças que os hambúrgueres do Alta Burguesia têm em relação aos restantes só se percebem depois de experimentar. E para isso é preciso ir até ao restaurante…

Preço Médio: 12€ (hambúrguer normal e cerveja)

Informações & Contactos:
Rua Comandante Cousteau, Lote 4.04.01 -Nº 2A – Loja B | 1990-067 Lisboa | 935 665 220

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.