ZÉ MANEL DOS OSSOS (Coimbra)

Uma verdadeira Estrela Michelin… das tascas!

Por motivos de trabalho, tenho andado por Coimbra muitas vezes nos últimos 6 meses. E todas as vezes que por lá jantei, houve sempre uma sugestão unânime: o Zé Manel dos Ossos. “Tens mesmo de ir lá, vale mesmo a pena, é um espectáculo! A melhor tasca da zona!”… coisas que me deixam logo com água na boca!
Mas depois, pelas mais diversas razões, fomos escolhendo outros sítios para jantar, e o Zé Manel foi ficando para trás… mas só até há uns dias. E só me arrependi de não ter ido lá mais cedo! Porque tenho para mim que há tascas que mereciam a sua própria Estrela Michelin, porque são perfeitas em todos os aspectos – comida, serviço, ambiente e preço. E se isso existisse, o Zé Manel dos Ossos teria sem dúvida a dita Estrela!

ze manel dos ossos

É ir ter ao centro de Coimbra e andar pelas ruelas a pé até chegar ao Bêco do Forno. É para quem conhece, mas como toda a gente conhece, acabamos por ir lá ter. O espaço é minúsculo, umas 6 mesas, e as paredes estão cheias de todo o tipo de bugigangas decorativas, parvoíces várias e mensagens escritas pelos clientes em pedaços da toalha de mesa. O que torna o tempo que ali estamos ainda mais divertido, enquanto vamos lendo o que temos à nossa volta. Maravilhoso!

É a primeira vez que entramos no restaurante, mas somos recebidos como amigos! Como uma tasca deve ser, quer sejam locais ou estrangeiros, repetentes ou não, toda a gente faz parte da casa.

Perguntamos ao Zé Manel o que é que ele aconselha, coisas típicas, coisas boas. E ele aconselha-nos a provar várias coisas diferentes, que vai trazendo para a mesa como se fosse um menu de degustação. E, claro, o primeiro prato que temos de provar é o ex-libris da casa: os ossos. Que são isso mesmo, ossos. Ossos do cachaço, cozidos, com alguma carne agarrada, mas tão tenra que se desfaz quando a puxamos. Muito sabor, com um toque ligeiramente picante. Quer seja como petisco ou como prato principal, é uma maravilha!

ze manel dos ossos

Depois, siga a festa! Outra especialidade da casa, o lombo de javali assado no forno, é mais um daqueles pratos simples mas que são tão saborosos que nos apetece continuar a comer depois de acabar. O lombo muito bem apurado, molho para o pão que ainda sobra no cesto, com uns pedaços de chouriço para o tornar mais intenso, e uma batata assim meio esmagada que é uma delícia.

Prato final da “degustação”, o arroz de feijão malandrinho com costeletinhas de porco… novamente uma coisa simples mas deliciosa! A carne cortada em pedaços pequenos, bem grelhada e também com um toque picante, e o arroz, meus senhores, o arroz de feijão, no ponto certo. Comida de conforto é isto, sentir que estamos em casa, que aquele prato tem alma, que foi feito especialmente para nós. Coisas simples e boas.

ze manel dos ossos

Meias doses do tamanho de doses inteiras, bem servidas como não se vê em Lisboa. E o preço, minha gente, o preço é tão baixo que até parece mentira!

Mas ainda não ficamos por aqui… “Para sobremesa, vão ter de experimentar o nosso vomitado!” Sim, isso mesmo. Um doce de ovos e amêndoa, carinhosamente apelidado de vomitado, servido de forma tosca, mas isso não interessa rigorosamente nada! Sem ser excessivamente doce, é um final perfeito para uma refeição brutal!

A acompanhar tudo, vinho da casa, a jarro, barato e bom, mesmo bom. Aliás, transversal a tudo: barato e muito bom. Como podia ser em todos os restaurantes, como devia ser.

Já sabíamos que o Zé Manel dos Ossos era um preferido de muita gente em Coimbra, mas para nós tornou-se um favorito de todo o país. Pelo pitoresco do espaço, pela simpatia contagiante, pelo ambiente tão genuíno que apetece fazer lá todas as refeições. E, claro, pela comida: simples, honesta, deliciosa.

Um restaurante com alma. Uma verdadeira Estrela Michelin das tascas!

Preço Médio: 10€ pessoa (com vinho da casa)

Informações & Contactos:
Beco do Forno, 12 | 3000-192 Coimbra | 239 823 790

1 comentário em “ZÉ MANEL DOS OSSOS (Coimbra)”

  1. Para encontrar-me com o dono que gosto muito dele. Sou sua amiga e tenho muitas saudades!! Vi-o no Porto e tenho uma foto sua! Estou em Lisboa quero encontrar-me com ele para afogar as tristezas.
    Quem lê esta msg envie para ele, por favor, que eu e ele temos muita coisa em comum.

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.