CANTINA HINDU

CANTINA HINDU

Uma (verdadeira) viagem à Índia.

Há alguns restaurantes que valem por muito mais do que pela comida. Pelo serviço, pelo espaço, pelo preço, pela localização… seja pelo que for, há restaurantes onde a comida é “apenas” um motivo secundário para uma visita. E quando falamos de restaurantes “étnicos”, isso é ainda mais raro, porque geralmente é a comida que se diferencia.

Ora, se a primeira vez que fui à Cantina Hindu foi apenas para almoçar, na segunda visita aproveitei para conhecer o Templo e um bocadinho mais sobre a cultura hindu. E isso tornou o almoço numa experiência muito mais intensa, étnica e personalizada.

A Cantina Hindu fica no complexo do Templo Hindu de Lisboa, ali no eixo Telheiras-Lumiar, e é exactamente aquilo que o nome indica: a cantina para a comunidade hindu. Ou para quem lá queira ir, independentemente da sua cultura ou religião. E acreditem que vai todo o tipo de gente! 🙂 A única coisa que precisam de saber é que a comida segue as regras do hinduísmo: vegetariana e sem álcool à vista. Pronto. A entrada pode ser feita pelo parque de estacionamento escuro e confuso, e depois é seguir a sinalética que indica a Cantina… ou simplesmente seguir o cheiro. Porque a partir do meio dia começamos a sentir aqueles aromas tão característicos da cozinha indiana, intensos, exóticos, que nos indicam o caminho e nos aguçam o apetite.

Entramos numa sala sem janelas, com mesa de toalhas verdes e uma enorme pintura com motivos indianos na parede do fundo. Nada de especial, nada parecido com a grande maioria dos outros restaurantes indianos de Lisboa, mas que até faz todo o sentido… porque estamos mesmo numa cantina. As mesas já estão postas e são uma surpresa para quem não está à espera: um tabuleiro metálico e duas tacinhas, só isso (ainda que existam talheres, a pedido). A comida indiana come-se com a mão ou com a ajuda do pão indiano, por isso aqui temos uma experiência o mais genuína possível.

O regime é de buffet, com os pratos a mudarem todos os dias. Temos sempre uma sopa (a de lentilhas, por exemplo, é deliciosa), um caril de vegetais, onde podemos escolher a versão sem picante ou com picante… mas onde ambas são condimentadas e muito boas! Há ainda um “mítico” caril de banana, aos Domingos ou dias de semana aleatórios, que é assim uma coisa do outro Mundo! Há ainda sempre outro prato, a maioria das vezes de feijão, sempre vegetariano, sempre bastante condimentado, sempre muito bom. Para acompanhamentos temos arroz branco e ainda salada mista, além de um excelente pão nan. Excelente mesmo! Ah, e podem pedir chamuças de vegetais ao balcão… e garanto-vos que são das melhores que vão comer em Lisboa!

A lógica é sempre a mesma, colocar tudo nas tacinhas e no tabuleiro e deixarmo-nos levar. Fazer como toda a gente à nossa volta, que come com as mãos, com a ajuda do nan. No fundo, ter a experiência genuinamente indiana. E sem qualquer necessidade de carne ou de peixe, porque tudo é tão apurado e saboroso que nem sentimos a falta disso.

Não há grandes sobremesas, mas também depende dos dias. Porque realmente aqui não existe uma lógica de ementa fixa, é o que houver. Mas o que há sempre na Cantina Hindu são sabores genuínos, que nos levam numa curta viagem à Índia. E por menos de 10€, ao almoço.

É uma experiência diferente do habitual, e muito diferente dos restaurantes indianos normais. Mas uma experiência que tem de ser vivida, sem complexos e sem pensar muito. É entrar no registo e deixar-se ir. E depois voltar, uma, duas, várias vezes, para ir provando coisas diferentes. Ou simplesmente para nos sentirmos parte de uma cultura completamente diferente. Nem que seja apenas por uma hora de almoço.

Preço Médio: 8€ pessoa (buffet, ao almoço)
Informações & Contactos:

Alameda Mahatma Gandhi | 1600-500 Lisboa | 21 757 65 24

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.