CASA VELHA cacela velha

CASA VELHA (Cacela Velha)

Arroz de açafrão… desculpem! Lingueirão!

Não gosto de repetir restaurantes. Não interpretem mal, temos restaurantes preferidos onde vamos várias vezes, mas quando saímos de Lisboa por pouco tempo, preferimos ir conhecer restaurantes novos. Não só para escrever sobre eles, mas principalmente pela curiosidade em conhecer coisas novas.

Pois que estávamos em Cabanas de Tavira e, para não ir sempre à Noélia e Jerónimo (se não conhecem, podem ler aqui o que escrevemos), resolvemos dar uma volta nas redondezas. E em Cacela Velha conheço bem e gosto muito da Fábrica, mas queríamos experimentar um restaurante novo (pelo menos para nós). Recolhemos algumas sugestões e várias apontavam para o Casa Velha e o seu arroz de lingueirão. Ora, não era preciso mais nada! 😉

CASA VELHA cacela velha

Chegar ao início de uma noite de Inverno a Cacela Velha é um cenário um pouco desolador. Ao contrário do que acontece no Verão, está praticamente tudo fechado e não se vê vivalma na rua. Nada. Por isso, mesmo que não soubéssemos onde era, seria fácil dar com o Casa Velha, por causa das luzes todas acesas e do enorme luminoso com o nome do restaurante. Quando entramos a sala ainda está quase vazia, mas à medida que o tempo vai passando fica quase cheia, e pela forma como lidam com os empregados, parecem clientes habituais. É Inverno, turistas só mesmo nós.

CASA VELHA cacela velha

CASA VELHA cacela velha

O arroz de lingueirão já estava previamente escolhido, e é na mesma uma das sugestões de quem nos atende, e que o faz com alguma simpatia mas sem grandes confianças. Se calhar no Verão é diferente. De qualquer forma, a carta tem muito mais coisas, no registo do peixe e alguns pratos de tacho.

CASA VELHA cacela velha

Para começar, e porque estamos nesta zona do Algarve (mesmo não sendo Verão), temos de ir às conquilhas. A dose que nos chega à mesa é perfeitamente ajustada ao preço, e as conquilhas estão bem boas. Algumas demasiado pequenas, é verdade, mas a nível da molhanga, estamos num registo muito bom! O pão do couvert desaparece rapidamente, assim como o segundo cesto que pedimos.

CASA VELHA cacela velha

Depois, o prato mais esperado da noite, ou seja, o tal arroz de lingueirão. Gosto dele bem apurado, mas confesso que me assusto quando vejo a cor avermelhada do molho… Numa primeira colherada percebemos que é açafrão, se calhar um pouco demais para o meu gosto. Estava à espera de ser mais picante, e saiu-me um arroz de lingueirão condimentado. É diferente, pelo menos no sabor. O arroz em si está bem cozinhado, ainda que lhe falte um pouco de sal, e a dose traz muito lingueirão. Ou seja, sendo um bom arroz de lingueirão, está longe de ser a maravilha que esperávamos…

CASA VELHA cacela velha

Engraçado é o outro prato que pedimos, a açorda de bacalhau. Aqui servida dentro de um pão, de sabor forte a bacalhau, um prato excelente para noites de Inverno (é curioso como a sazonalidade também afecta o Algarve: no Verão queremos peixe fresco e grelhado, mas no Verão queremos comida de conforto). Novamente uma dose muito bem servida, que dá perfeitamente para duas pessoas.

CASA VELHA cacela velha

Para terminar, claro que não podiam faltar sobremesas típicas da zona. A torta de alfarroba e limão é muito boa, com o contraste doce e ácido a resultar na perfeição; o pudim de amêndoa é mais normal, mas ainda assim uma sobremesa que nos remete imediatamente para o Algarve.

CASA VELHA cacela velha

E só para estragar aquele gosto bom que ficou das sobremesas, um café péssimo. Queimado e muito, muito mau.

No final, não estamos arrependidos, porque não foi um mau jantar. Aliás, foi bastante bom. Ok que esperávamos um arroz de lingueirão memorável, mas é tudo uma questão de expectativas. Se não tivesse ido provar, estava ainda hoje a pensar nisso… O Casa Velha é um marco na zona e percebe-se a razão. A comida é boa, as doses são bem servidas. E está aberto no Inverno, o que é logo um factor diferenciador.

Pena o açafrão em demasia no arroz, senão teria sido um jantar ainda melhor.

Preço Médio: 18€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua Sophia de Mello Bryener | Cacela Velha | 8900 Vila Real de Santo António | 281 952 297

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.