CERVEJARIA RAMIRO

Aquele sítio onde toda a gente tem de ir pelo menos uma vez na vida!

Há vários restaurantes emblemáticos em Lisboa, daqueles que acompanharam a evolução da cidade. Os que mudaram e se foram adaptando aos tempos, ou os que ficaram na mesma e sem mantêm como uma referência. E de todos, a Cervejaria Ramiro é provavelmente o mais emblemático.

Mais do que um restaurante ou uma marisqueira, a Cervejaria Ramiro é uma instituição, uma parte da história de Lisboa. É um daqueles clássicos que nunca ficam velhos, que nunca passam de moda. E ainda bem!

Sempre cheio e com fila à porta (não aceita reservas), é daqueles sítios que agrada a turistas e a locais. Aliás, a fauna tem um misto de ambos, mas seja quem for contribui para o ambiente de marisqueira que a casa tem, com barulho, azáfama e boa disposição. O serviço é rápido e dinâmico, por isso também é fácil de rodar mesas.

Mas o principal triunfo do Ramiro é mesmo a comida. Aqui há marisco do bom, fresco, sempre bem confeccionado. A lista é grande e podem consultá-la, mas também podem deixar-se levar e aceitar as sugestões.

Para quem conhece, há muitos clássicos excelentes, daqueles que repetimos sempre que lá vamos: as Gambas à “Al Guilho”, que chegam à mesa ainda a fritar, com um molho picante e saboroso, acompanhadas por pão torrado, simples e delicioso; as Amêijoas à Bulhão Pato, também óptimas, que fazem sempre pedir mais pão; o Camarão Tigre grelhado com molho de manteiga, cozinhado na perfeição e com um sabor inconfundível; o Camarão do Algarve, cozido com sal, delicioso, ou o de Espinho, igualmente fantástico!

Para quem gosta, Ostras muito boas, grandes, saborosas e frescas. E, começando a olhar para bichos maiores, carabineiros bem cozinhados, carnudos, com molho de manteiga também, que acaba por se misturar com a molhanga do próprio bicho e fica uma delícia para molhar o pão.

Mas se tudo isto até aqui é emblemático, há ainda a forma perfeita para fechar qualquer refeição no Ramiro: a “sobremesa”, vulgo o Prego no Pão, fenomenal e sem comparação em qualquer outro lado. Podem aparecer muito pregos nos restaurantes de Lisboa, mas este é o mais clássico e mais saboroso de todos!

Há outras sobremesas, é verdade (como o Sorvete de Limão, servido com vodka), mas a maioria das vezes ficamos mesmo pelo prego. Tudo é excelente, e acompanhado de imperiais bem tiradas (que vão aparecendo na mesa sem sequer ser preciso pedir) ou um vinho verde.

Por isto tudo, a Cervejaria Ramiro é um marco na cidade de Lisboa. Porque nem a melhor descrição consegue sequer chegar perto daquilo que é a experiência de lá fazer uma refeição, seja ela qual for. É o Clássico dos clássicos, onde toda a gente deve ir pelo menos uma vez na vida. Pelo menos!

Preço Médio: 30€ pessoa (mas varia consoante o marisco pedido)
Informações & Contactos:

Av. Almirante Reis, nº1 – H | 1150-007 Lisboa | 21 885 10 24

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.