NOTÍCIA: ET Portuguese é o novo gastrobar da Praça da Alegria.

NOTÍCIA: ET Portuguese é o novo gastrobar da Praça da Alegria.

Já não é novidade a rotatividade dos restaurantes em Lisboa. Talvez por isso mesmo, há espaços que vão abrindo quase sem dar por isso, criando o seu espaço, construindo o seu negócio e só passados meses é que começam a comunicar a sua presença. Isto acontece principalmente nas zonas mais frequentadas da cidade de Lisboa… e aconteceu recentemente com o ET Portuguese, o novo inquilino do número 50 da Praça da Alegria.

O ET Portuguese é um gastrobar, o que basicamente significa que temos um balcão de bar enorme e com cocktails diversos por onde temos de passar até chegar à zona efectiva do restaurante. A carta de bebidas é diversificada e tem vários cocktails de autor interessantes, como o Alegria (vodka, água tónica, St. Germain e lima). O espaço é, no mínimo, fora do comum: basicamente estamos a falar de um corredor que tem dois pisos do lado esquerdo, ou antes um conjuntos de mesas em baixo e uma mezzanine em cima. Um pouco claustrofóbico talvez, mas o principal problema tem a ver com as mesas serem corrida e estarem montadas perpendicularmente à parede… o que significa que os empregados não chegam a quem fica encostado à parede. Enfim… o espaço já existia com esta arquitectura, por isso é abraçá-la.

A carta do ET Portuguese é baseada na cozinha portuguesa, mas com alguns twists a nível de preparação e depois de apresentação. Há entradas que basicamente são petiscos e depois alguns pratos. Podemos começar com a Salada de Bacalhau com Laranja, Cebola crocante e Pimentos (onde a laranja dá um toque agradável e fora do comum) ou com a Sardinha Braseada, servida em cima de uma tosta com um chutney de cebola, assim como que a lembrar a sardinha assada dos Santos Populares.

No registo dos pratos principais, há por exemplo um Bacalhau Assado com Puré de Pimentos e com a surpresa que é a adição de um Pão de Ovar, ou por outro lado um Carré de Cordeiro com Crosta de Pistáchio e Gratin de Batata. Dois pratos que agradam a vários targets, portugueses ou estrangeiros.

Numa zona da cidade que “morre” um bocado à noite, o ET Portugueses tenta contrariar esse ciclo, com o conceito de gastrobar e a presença de um DJ em noites seleccionadas. O espaço pode não ser o mais confortável, mas se a ideia é um restaurante onde se passe um bom bocado e beba um copo antes de “ir para a noite”, então pode ser que resulte. Talvez com preços um bocadinho mais acessíveis, também. Mas isso só o tempo dirá.

Informações & Contactos: Praça da Alegria, 50 | 1250-004 Lisboa | 21 806 79 64

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.