RESTAURANTES QUE QUEREMOS VISITAR EM 2022

… isto, claro, se o Mundo não acabar! Bom, brincadeiras à parte, todos esperávamos que isto do Covid-19 já tivesse passado há algum tempo, e parece que não. Mas, ainda assim, há sempre restaurantes a abrir e outros que se conseguem manter, por isso a vida continua!

Como fazemos todos os anos, partilhamos convosco a nossa whishlist para o ano que agora começa, com os restaurantes que temos nos primeiros lugares da lista interminável de sítios a visitar:

CARNAL (Lisboa)
Um dos novos spots mexicanos de Lisboa, criado pela equipa do Chef Ljubomir Stanisic. Fica ali mesmo ao lado do 100 Maneiras Bistro, tem a pinta que se espera de um mexicano da moda e, mesmo com as poucas partilhas que temos visto de malta que lá foi jantar, parece-nos que a comida também tem muita pinta.

MAFALDA’S (Matosinhos)
Uma dica que chegou tarde demais na última vez que estivemos no Porto, e por isso ficou na lista dos próximos a visitar. Cozinha de mercado, sem grandes truques, num espaço que está a tornar-se muito trendy entre a malta jovem do Porto.

LA CANTINE RUSSE (Albufeira)
Albufeira não é propriamente um dos nossos sítios de eleição no Algarve, mas este ano estivemos para ir lá de propósito duas vezes só para ir experimentar este restaurante russo. Sim, russo. Temos excelentes referências, por isso parece-nos que à terceira será de vez.

CURA (Lisboa)
Ainda antes da Estrela Michelin, já tínhamos curiosidade de ir conhecer o novo poiso do Chef Pedro Pena Bastos, no Hotel Ritz. Agora vai ser mais complicado marcar mesa, mas o enorme buzz em torno do restaurante vai “levar-nos” lá de certeza este ano.

HERDADE DO ESPORÃO (Monsaraz)
Outro exemplo de espaço que nos andava a chamar a atenção há alguns meses… e depois ganhou uma Estrela Michelin. Passámos vários meses a ouvir imensas pessoas a dizer que fizeram no Esporão uma das melhores refeições do ano e, da nossa parte, tivemos um pequeno contacto com o trabalho do Chef Carlos Albuquerque quando ele veio ao ISCO fazer pizzas… deliciosas. Por tudo isto, não podemos deixar passar muito mais tempo.

PLANO (Lisboa)
Já estava na nossa wishlist do ano anterior, mas a verdade é que entre confinamentos e novas coisas que foram abrindo, fomos deixando o Plano para trás. Este ano temos de ir lá de certeza, ver o que o Chef Vitor Adão anda a fazer! 😉

KAPPO (Cascais)
O Tiago Penão era o braço direito do Lucas Azevedo na Barra de Sushi do Praia no Parque, que é a melhor experiência japonesa que podem viver em Lisboa. O Tiago foi para Cascais e abriu o Kappo, onde proporciona também uma viagem pela gastronomia japonesa que, pelas descrições e fotografias, parece muito interessante.

SEM RESTAURANTE (Lisboa)
Foi um dos novos restaurantes de Lisboa, que abriu já durante os tempos de pandemia. Com um conceito focado na sustentabilidade, onde se procura que não exista nenhum desperdício, parece ser uma espécie de fine dinning descomplicado e total destaque ao produto. Temos ouvido dizer muito bem (e também muito mal…), por isso estamos curiosos em experimentar.

FAVA TONKA (Porto)
É já há algum tempo um dos restaurantes vegetarianos mais badalados do Porto, e motivo de peregrinação para vegetarianos mesmo e não só. Diz que conhece que é uma cozinha altamente criativa e cheia de sabor. Ou seja, exactamente aquilo que gostamos num restaurante 🙂

SOLAR DOS PRESUNTOS (Lisboa)
O Solar dos Presuntos esteve fechado durante alguns (longos) meses para fazer uma reformulação profunda, e reabriu a meio deste ano com cara lavada. Por isso, está na nossa lista para visitar e conhecer as coisas novas do espaço. Porque a comida já sabemos que é boa.

HEN.TAI (Amadora)
Há muitos restaurantes asiáticos em Lisboa, é verdade, mas chegou-nos aos ouvidos que na Amadora existe o Hen.Tai e que é bastante bom. Sushi, ramen e outras coisas tais, num japonês que pretende ser abrangente. Vamos lá ver se é mesmo bom, em 2022.

O PASTUS (Oeiras)
A nossa primeira interação com o Pastus foi em regime home delivery, durante o primeiro confinamento de 2020. Mas depois fomos seguindo o que o Chef Hugo Dias de Castro vai fazendo por lá e ficando cada vez mais curiosos. Por isso, de 2022 não passa a nossa visita!

OSTERIA MAVALÁ (Faro)
Outro restaurante que ficámos a conhecer este Verão através de alguns posts de Instagram de malta que frequenta restaurantes com a mesma assiduidade que nós. Um italiano caseiro e genuíno, em Faro, é no mínimo curioso, não? 😉

BAHR (Lisboa)
O Bairro Alto Hotel sofreu uma remodelação no final de 2019 e uma das grandes mudanças foi a renovação do restaurante. O agora BAHR continua nas mãos do Chef Bruno Rocha mas quem idealizou toda a carta do restaurante foi o Chef Nuno Mendes. Só isso é mais do que razão para dar lá um salto, não acham?

GARAGEM 33 (Braga)
Não chegámos a conseguir ir ao Garagem 33 quando ainda era uma coisa assim meio clandestina, que passava de boca em boca, com marcação prévia. Mas, mesmo num espaço novo e mais “comercial”, aquilo que vamos vendo nas redes a nível da comida coloca este restaurante nas nossas prioridades para 2022.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.