Uma experiência que vale a pena, nem que seja pela experiência…
Já não ia ao Tapadinha há quase 10 anos. Do pouco que me lembrava, sabia que tinha bebido muita vodka numa cave, comido um bife com natas que não estava nada de especial e que tinha provado um prato de que depois me tornei fã: o bife tártaro.
Ora, no regresso, o primeiro impacto é bom. A decoração simples apela ao nosso imaginário e está cheio de material que lembra a propaganda russa da fase da Segunda Grande Guerra. Desta vez não descemos à cave, ficamos na sala da entrada.
O serviço é atencioso e simpático, mas acima de tudo estão disponíveis para nos explicar a ementa e dar sugestões. Porque a comida russa não nos é tão habitual como outras cozinhas, então é preferível aceitar as dicas que nos dão.
Começamos pelo couvert que já esta na mesa e ficamos surpreendidos com um óptimo paté e umas beringelas recheadas muito boas também.
Nas entradas, a salada de caranguejo é boa mas o destaque vai para o peixe picante com shot de vodka limão. Saboroso, com o picante ideal para ficar na garganta uns minutos depois de comer.
Seguindo a sugestão do empregado, escolhemos os legumes recheados com carne picada, que sendo interessantes, estão afogados em molho, o que os torna demasiado densos e pesados. Os raviolis russos com 4 molhos são relativamente normais. E a estrela é claramente o bife tártaro! A apresentação é diferente daquela que servem noutros restaurantes, porque não vem em forma de bife, mas o sabor é excelente. Suculento, bem temperado, acompanhado por uma salada de cenoura e beterraba muito boa também.
Para sobremesa, um sorvete de limão com vodka, que tem quase tanta vodka como sorvete, o que o torna bastante “agressivo”.
A carta de vinhos é extensa, mas aqui bebe-se cerveja russa (leve mas saborosa), o “morss” (uma bebida de frutos silvestres que misturada com vodka fica uma espécie de sangria) e, acima de tudo, vodka. Simples, com sabores, sempre em shot.
Em resumo, é uma boa experiência, que se deve ter pelo menos uma vez (mais que não seja, para podermos dizer que já comemos comida russa). Mas atenção que a comida enche muito e as bebidas acabam por tornar tudo mais caro do que seria de esperar.
Preço Médio: 30€ pessoa (com várias bebidas)
Informações & Contactos:
Calçada da Tapada, 41 | 1300-545 Lisboa | 21 364 0482
[codepeople-post-map]