Às vezes bastava simplificar…
O problema de muitos restaurantes é quererem ser mais do que aquilo que conseguem ser. Ou mesmo que deveriam ser. Querem ser mais modernos, mais cool, mais sofisticados, mais vintage, seja o que for. Mas se isso não lhes está no ADN, essa tentativa acaba por resultar num limbo estranho para o restaurante.
Ora, aquilo que o Clara Jardim tem de bom está na segunda palavra do nome do restaurante: o jardim. Nas traseiras do restaurante, é um verdadeiro oásis dentro da cidade, com as árvores fechadas a criarem a sombra necessária, um espaço calmo e fresco, a pedir um copo de final de tarde ou uma refeição de várias horas. Ok, há uma sala no interior, mas tem um feeling demasiado formal, pelo que no jardim se está bem melhor.
Mas aquilo em que o Clara Jardim falha é no posicionamento que tenta ter: a demasiada formalidade no serviço e mesmo na comida. Compreendo que é um restaurante que já foi muito procurado em tempos longínquos, e também que o edifício onde se situa é por si só histórico, mas esse é um enquadramento que já faz pouco sentido nos dias de hoje. Porque ficamos com a sensação que se estão a atirar para um gourmet e uma sofisticação que agora são apenas fachada, porque depois a comida não cumpre, sendo apenas normal – comer uns lombinhos de dourada com alguns legumes ou um rosbife com esparregado não é nem surpreendente, nem moderno nem sofisticado. É apenas normal.
E como o preço depois é demasiado elevado para a qualidade, acabamos por nos sentir um pouco desapontados…
Penso que o Clara Jardim merecia claramente um conceito diferente de restaurante, mais adaptado aos dias de hoje e às tendências mais actuais, para acompanhar o espaço exterior magnífico. É pena.
Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Campo dos Mártires da Pátria, nº 49 | 1150-225 Lisboa | 218 853 053
[codepeople-post-map]