Petiscos com História. Literalmente.
A história da Dona Quitéria pode ler-se nos individuais de mesa, assim que nos sentamos. Além de ser bom para entreter e motivar a conversa, serve de enquadramento perfeito ao espaço, com uma decoração completamente kitsch e cheia de referências à sua antiguidade e história. Há imensos restaurantes em Lisboa com este look & feel, mas aqui a história torna-o mais genuíno.
O Dona Quitéria é um restaurante pequeno, numa zona movimentada. Talvez por isso esteja sempre cheio (incluindo a pequena esplanada no Verão). Ou então essa procura deve-se à comida em si.
Uma ementa que dá destaque aos petiscos, secundados por alguns pratos tradicionais, sem grande ciência. Não é preciso inventar quando o registo é este, só é preciso que a comida seja boa. E aqui quase tudo é 😉
À mesa vão chegando petiscos na cadência certa, uns atrás dos outros. Couvert normal e depois os peixinhos da horta, dose bem servida, “bichos” de grande dimensão, bem fritos e crocantes. Segue-se o chouriço assado e uma pequena tábua de queijos, com pouca variedade mas que serve apenas de momentos de transição para o senhor que se segue. Neste caso, senhores: uns ovos verdes com salada russa, excelentes em sabor, envinagrados como se querem, bem acompanhados pela dita salada. Muito bom.
Continuando no registo pequeno e redondo, as bolinhas (croquetes) de alheira com puré de maçã são outra combinação simples e vencedora. Menos interessantes são os ovos mexidos com farinheira, demasiado empapados e ligeiramente enfadonhos.
Já bem jantados, ainda vamos ao bacalhau à brás, bem feito, solto, com bastante bacalhau. Um clássico que não falha.
Dividimos duas sobremesas, que não sendo más, também não surpreendem: o leite creme é saboroso mas pouco queimado, a mousse de requeijão com doce de abóbora é um pouco enjoativa. Enfim, não se pode ter tudo.
Numa casa cheia de história, acabamos por ter um jantar bastante bom. Não é daqueles sítios onde nos vamos deslocar de propósito repetidamente, mas é uma boa alternativa para jantares com pequenos grupos, se estivermos numa onda de petiscar. E a Dona Quitéria vai gostar de nos voltar a ver, de certeza. 🙂
Preço Médio: 18€ pessoa (3 petiscos e prato a dividir, com vinho)
Informações & Contactos:
Travessa de São José, nº 1 | 1200-415 Lisboa | 21 395 1521
[codepeople-post-map]