De tudo um pouco… mas poucochinho.
Spoiler Alert: detesto restaurantes que acham que têm de nos informar no seu próprio nome sobre aquilo que servem. Mas de forma explícita mesmo! Tipo… “servimos sushi mas também ramen, porque não podemos servir só um dos dois porque ambos estão na moda”. Tipo isto, estão a ver? E por isso é normal que as nossas expectativas não sejam muito altas, em nenhuma das vertentes da ementa: nem nas entradas, nem no sushi, nem no ramen para este Hentai Sushi Ramen.
Ora… o Hentai Sushi Ramen é um restaurante que serve sushi e ramen, num espaço decorado com alguns elementos de anime japonês. O nome é directo o suficiente para vocês? Pronto. Fica na Amadora, numa zona mais ou menos residencial, e os seus problemas começam logo no exterior, onde não se destaca minimamente na fachada, quase nem se percebe onde é.
Quando finalmente descobrimos a entrada do Hentai Sushi Ramen, a surpresa é agradável. O espaço é mais colorido, numa mistura de industrial com elementos tipicamente japoneses e sim, algum anime, ainda que menos do que estávamos à espera. Ainda assim, tenta recriar um beco japonês, e não o faz nada mal. Já estivemos em restaurantes muito melhores (e muito mais caros) onde o espaço era menos cuidado do que aqui.
Até podíamos dizer que não há nada de verdadeiramente surpreendente na ementa do Hentai Sushi Ramen, mas isso não é completamente verdade. Porque não é assim tão fácil encontrar entradas como os famosos Takoyaki (bolinhas de massa tipo panqueca fritas, com pedaços de polvo no interior) ou Kakiage (neste caso vegan, uma espécie de patanisca de vegetais) nos restaurantes japoneses da Grande Lisboa. O problema principal aqui é que a sua confecção não é assim tão boa… E sim, é certo que já estivemos no Japão e por isso provámos muita coisa na “origem”. Mas, ainda assim, os takoyaki em especial são bastante mauzinhos, com nenhum sabor a polvo e muita (demasiada) molhanga ali em cima. Ficam bem na foto, é verdade, mas o resto…
E então começam a chegar as peças de sushi que pedimos… que são exactamente aquilo que estávamos à espera. Feitas um bocado ao calhas, sem consistência, umas demasiado grandes, muito arroz para o resto dos elementos, servidas demasiado frias. O combinado Sushi Sake traz só peças com salmão, normalíssimas. Percebemos a ideia de um combinado só de salmão, mas exactamente por usar só um tipo de peixe, devia haver mais inovação nas peças. Porque como a maioria dos outros ingredientes são os mesmos, acaba por ter tudo um gosto muito parecido…
Antecipando já isso, pedimos à parte algumas outras peças, e fizemos questão de pedir para que confirmassem que não eram repetidas do que vinha no combinado. Felizmente, aqui o serviço foi bom, porque assegurou que isso não acontecia. Então temos o Hentai Tuna, um rolo demasiado grande, com demasiado arroz e depois um bocado de atum em cima, bastante difícil de comer pelo tamanho exagerado; o Gunkan de Atum Picante que… adivinhem: de picante não tinha nada; e o Gunkan de Manga, que é absurdamente simples, com arroz, salmão no interior e um molho de manga, tudo demasiado doce, sem contraste nenhum.
Esperamos que o ramen seja melhor? Não, nem por isso. E mesmo passando por cima do meu OCD que não percebe porque raio é que nos servem o ramen numa tigela que está lascada (especialmente num restaurante vazio… será que é a única que têm?!?!), a realidade é que o Ramen Hot Tonkotsu não é nada de especial. O caldo é muito menos espesso e leitoso do que devia ser, é picante sim senhor mas também é pouco saboroso. O ovo está porreiro, os cogumelos e o milho parecem de lata, a carne de porco cumpre. Não esperávamos mais do Hentai Sushi Ramen, é verdade… mas ainda assim ficamos um pouco decepcionados.
Ainda houve uns hot rolls aos quais não tirámos foto porque não ficaram de todo na nossa memória. E depois, para terminar, a única sobremesa da carta, algumas variantes de Moochi… bastante melhor do que esperávamos! Escolhemos de Yuzu, de Coco e de Manga, e todos eram bastante bons, especialmente o último. Pequenos, muito pequenos é verdade… mas bons.
Podemos até ser preconceituosos e dizer que, para a Amadora, o Hentai Sushi Ramen é bastante aceitável. Mas isso não é a atitude mais correta. É verdade que o espaço é engraçado, tem pormenores de decoração muito giros, e também é de louvar uma ementa que tenta ir um pouco a todo o lado, para agradar a toda a gente. Mas quando se tenta chegar a todo o lado, geralmente falha-se em chegar lá bem. E aqui o que acontece é que nem as entradas são inesquecíveis, nem o sushi é especialmente bom, assim como o ramen. Não é dos piores japoneses onde já comemos, longe disso! Mas quando se está numa zona sem grande concorrência e se tem um espaço tão engraçado… então é só investir um pouco mais na comida e temos um restaurante muito mais interessante.
Preço Médio: 25€ pessoa (ou com sushi ou com ramen, mais vinho)
Informações & Contactos:
Rua Elias Garcia, 398 | 2700-827 Amadora | 910 319 402
Não devem ter ido ao mesmo restaurante que eu. Ou então têm um gosto mesmo muito refinado.
Neste meu regresso a Lisboa, dos poucos restaurantes que me surpreendeu pela positiva. O ramen é excelente. Pena só haver de porco. Sushi também é bom. Pessoal muito simpático.
Olá, Henrique
Ainda bem que teve uma boa experiência e que gostou da comida!