mez cais restaurante bar mexicano margaritas tacos tequila burritos comida mexicana chilli ate tarde grupos cais do sodre lisboa

MEZ CAIS

Um bom começo de noite.

Sempre que escrevo sobre um restaurante mexicano, repito a mesma teoria que tenho acerca deles: no fundo, o que a malta gosta mesmo nos mexicanos é o álcool. Margaritas, Coronas, para alguns tequila. A comida é um acessório, está lá para acompanhar o que estamos a beber. E é por isso que, salvo raras excepções, a comida nos mexicanos é sempre “nin” – a excepção em Lisboa é o simples e magnífico Pistola y Corazón, no Cais do Sodré (vejam aqui o que escrevemos).

Não muito longe desse existe agora o Mez Cais. Não é uma novidade, eu sei, já tem algum tempo. Numa zona da cidade que está transformada no novo Bairro Alto, faz todo o sentido a existência de uma espécie de bar mexicano, onde também se servem alguns pratos. No fundo, e porque pertence ao grupo do vizinho Las Ficheras (podem ver aqui o que achámos), trata-se de uma espécie de extensão do espaço, mas mais virada para a versão bar.

A decoração segue a mesma linha, ou seja, aquilo que é o nosso imaginário mexicano. Muita cor, bonecos diversos, desenhos, peças vintage. Não sei se o México é mesmo assim, mas pelo menos é isto que estamos habituados a ver.

Enquanto bebemos a primeira margarita vamos olhando para a lista: tacos, burritos, duas opções de pratos mais consistentes. A ideia parece ser mesmo só petiscar qualquer coisa para acompanhar o que estamos a beber. O guacamole com totopos é um clássico, serve para picar, mas o guacamole precisa de um pouco mais de acidez, este é demasiado doce. Outra entrada, melhor conseguida por sinal, são os nachos com carne, picante qb, bem servido, com muita carne. Esta carne resulta também muito bem na empanada que ainda pedimos, onde inclusivamente a massa é bem boa. A outra empanada, de queijo feta e espinafres, é menos interessante.

Depois, quando já mudámos para Coronas, um taco e um burrito. O burrito de Pollo tem menos arroz do que seria de esperar e isso é logo bom sinal, mas novamente falta-lhe alguma intensidade no sabor, que só melhora quando pomos molhos em cima. Além disso, foi claramente demasiado tostado no exterior, passando ao ponto queimado. Por outro lado, os tacos Carnitas são uma decepção… demasiado pequenos e, pior do que isso, sem grande sabor. Parece carne com molho de ketchup e uma molhada de batatas palito em cima. Muito pouco interessante mesmo.

Terminamos com duas sobremesas que prometiam bastante: a ideia de uma mousse de abacate é bastante boa, mas na lista não está indicado que é coberta por outra mousse – de chocolate – que lhe altera completamente o sabor; e a tarde de chocolate também promete ter tequila, mas não a sentimos de todo. Ainda assim, é uma boa tarte.

Ou seja, não foi uma refeição memorável, como aliás acontece na maioria dos mexicanos. Mas há mais aqui do que a comida…

Porque depois do jantar, o Mez Cais ganha toda uma nova vida e dinâmica, quando se transforma realmente num bar. E nesse registo as coisas já são diferentes, porque já só estamos no registo das bebidas. As margaritas são muito boas e muito bem servidas, sendo que aqui acrescentam o toque de chilli no sal à borda do copo, o que lhes dá um kick picante muito bom. Além disso, e para quem gosta, os shots de tequila também são baratos! Servidos com limão ou uma rodela de laranja e canela, são a melhor forma de começar a noite! 😉

Ou seja, ainda não foi desta que encontramos um restaurante que faça concorrência ao Pistola Y Corazon, pelo menos a nível da comida. O Mez Cais é bom para o início da noite, depois do jantar, para beber uns shots ou uma margarita, uma Coronas, encontrar a malta, reunir os amigos e, com muita boa disposição, continuar a noite. Como restaurante não é inesquecível… mas se voltarmos à minha teoria inicial acerca da comida mexicana, então o Mez Cais cumpre. Porque passadas duas margaritas e uns quantos shots, a comida não interessa nada. 😉

Preço Médio: 15€ pessoa (taco/burrito e margarita)

Informações & Contactos:
Av. Ribeira das Naus 16 | 1200-052 Lisboa | 964 455 943

[codepeople-post-map][codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.