O MARAVILHAS

O MARAVILHAS

A Melhor Tasca de Lisboa!

O problema da maioria das “tascas modernas” é que têm pretensões a ser mais do que aquilo que as inspirou: as tascas tradicionais. E na grande parte das vezes, quando se quer ser mais do que aquilo que se devia ser, isso resulta num belo falhanço. Por isso, prefiro as tascas MESMO tascas, aquelas que já o eram antes de ser moda e vão continuar a ser. Aquelas em que os donos tratam os clientes pelo nome, em que não inventam no nome dos pratos, em que temos uma folha A4 escrita à mão com os pratos do dia. Aquelas onde voltamos vezes e vezes sem conta, porque somos tratados como fazendo parte da família.

O Maravilhas, ali na zona de Alcântara, é assim mesmo. Simples acima de tudo, com comida genuína, honesta e cheia de sabor, acompanhada de muita simpatia e preços muito agradáveis. Aliás, com o passar do tempo tenho vindo a reforçar a minha opinião: para mim, O Maravilhas é a melhor tasca de Lisboa!

E é por tudo o que escrevemos no parágrafo em cima. Porque nos sentimos em casa, porque somos bem atendidos, porque pagamos pouco, porque a comida – sempre tradicional, com destaque para os pratos de tacho – é simples mas preparada com amor. O amor que se sente em cada garfada que levamos à boca.

Quartas-feiras é dia de Cozido à Portuguesa, bem servido, com muito sabor, e às quintas há Feijoada à Transmontana, a parecer aquela que comemos em almoços de família. Ensopado de Cação? Sim, tem dias, excelente!

Já lá comemos de tudo, desde peixe grelhado e escalado bastante fresco, uns Joaquinzinhos Fritos com um fantástico Arroz de Coentros (em dose muito bem servida) e umas Salsinhas Frescas enroladas em Couve Lombarda quase perfeitas. Pastéis de Bacalhau dos bons… e das melhores Iscas à Portuguesa que se comem em Lisboa, mas assim de caras!

A Carne de Porco à Alentejana também tem dia fixo (sexta-feira) e é excelente, assim como as Ervilhas com Ovos Escalfados. E podemos continuar a debitar a lista, porque já lá comemos praticamente tudo!

Fechamos quase sempre com o Bolo de Chocolate da casa que é imperdível. Mas há mais sobremesas, quase todas caseiras e expostas numa pequena montra ao lado do balcão, para podermos decidir ainda enquanto estamos a jantar.

No final, pagamos pouco mais de 10€ por pessoa (bebendo sangria, vinho da casa ou imperiais, a diferença não é muita… e o vinho da casa é daqueles mesmo bons!). Saímos sempre muito satisfeitos, como só se sai daqueles restaurantes onde sabemos que vamos voltar brevemente.

Numa fase em que as modas gastronómicas tendem a ofuscar as tascas à antiga, O Maravilhas continua a afirmar-se como um bastião do bem servir, do ser genuíno, do fazer aquilo que fazemos melhor: comer e beber bem. Sem sombra de dúvida, O Maravilhas é a minha tasca preferida em Lisboa!

Preço Médio: 9€ pessoa (prato e bebida)
Informações & Contactos:
Rua Vieira da Silva, 16 | 1350 Lisboa | 21 396 3367

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.