Restaurante O CHOURIÇO (Montemor)

Boa comida… e boa gente!

Alentejo… Terra de boa comida e de boa gente. Terra de tradições, de coisas feitas com calma, de comida feita com sabor e saber. Terra onde passamos muito tempo, especialmente na zona de Montemor, por questões de “conveniência familiar”. E terra pela qual somos completamente apaixonados: pela paisagem, pela calma, pelas pessoas… e pela comida, claro.

E é essa mistura de gente boa e comida fantástica que nos faz regressar vezes sem conta ao Restaurante O Chouriço, numa pequena localidade chamada São Lourenço, perto de Montemor. Um restaurante onde fomos uma primeira vez, há alguns anos atrás, e pelo qual ficámos tão “apaixonados” que acabamos por voltar sempre que estamos na zona. O que acontece em várias ocasiões durante o ano. Felizmente!

E porquê? Porque o Restaurante O Chouriço é um restaurante onde nos sentimos em casa! Onde nos sentimos bem recebidos, como se fôssemos “filhos da terra”, como amigos. É um restaurante que nos traz memórias que não são nossas, mas que nos faz criar novas memórias a cada vez que lá vamos.

Uma casa pequena, com uma primeira sala que serve apenas o bar, com a televisão a passar o jogo de futebol do dia, e uma segunda sala – a de jantar – com decoração típica. A lareira dá um ambiente especial ao espaço, que é decorado com quadros diversos relacionados com o dono do restaurante. Sim, adivinharam: o Sr. Chouriço.

E se, quando entramos na sala, vemos logo a montra com as sobremesas à nossa direita, para que possamos logo reservar espaço na refeição para uma delas (ou mais), a verdade é que um jantar n’O Chouriço são muito mais do que as sobremesas. É tudo o resto, comida tradicional alentejana, cozinhada com sabor… cozinhada com amor.

O pão e as azeitonas chegam à mesa rapidamente, porque não podem faltar numa mesa alentejana. Assim como um queijo seco, ou uns torresmos fantásticos, de javali, deliciosos. Mas também nos trazem uns Fígados, do mesmo bicho, com um molho fantástico, daqueles que são devorados mesmo por aquelas pessoas que “não gostam nada” deste tipo de coisas. 😉

Continuando no mesmo bicho, porque é um ex-libris da casa, o Javali À Casa. Estufado, servido com arroz e batata frita caseira. Mas bem estufado, saboroso, carne muito tenra e a sair do osso com enorme facilidade. O javali não é uma carne fácil, nem agrada a toda a gente, mas se a comessem como se come n’O Chouriço, mudavam de ideias. Acreditem!

As doses são bem servidas, e acontece sempre a mesma coisa: estamos a tentar acabar a dose que nos serviram e já nos estão a perguntar se queremos mais um bocadinho. “Não, não queremos… não conseguimos!” E é verdade, não conseguimos. Por causa do tamanho das doses, mas também porque a comida de conforto é assim mesmo. Enche-nos a barriga… e o coração.

restaurante O Chouriço feijoada

Outro maravilhoso exemplo é a Feijoada de Porco, outro dos pratos permanentes na ementa, e uma feijoada à séria. Bem servida de carne, enchidos, feijão e legumes, já muito apurada mas ainda melhor quando se junta um pouco de picante. Um prato de conforto, que nos apetece comer até à última colherada. Ou então um prato que é tradicional em quase todo o Alentejo, mas que nem sempre é tão bem feito como aqui n’O Chouriço: as Migas com Carne de Alguidar. Carne deliciosa, apurada, mas migas muito boas mesmo, ainda húmidas, sempre feitas no momento.

restaurante O Chouriço carne de alguidar com migas

Ou ainda a Cabidela, de galo do campo, claro, apurada, avinagrada, com a proporção certa de arroz para carne. É cada vez mais difícil encontrar uma boa cabidela, mas na realidade quando vamos para o Alentejo, encontramos tudo de bom. E de caseiro. Tudo maravilhoso!

restaurante O Chouriço cabidela

Um último destaque para as Burras no Forno, que são bochechas do bicho, fenomenalmente cozinhadas no forno, com a carne tão tenra que desliza do osso ao primeiro toque.

O Chouriço tem ainda uma tradição engraçada… e que, na nossa opinião, devia ser obrigatória em todos os restaurantes do Mundo: o “pijaminha” de sobremesas. Não sabem o que é? Shame on you! É um prato com um bocadinho de todas (ou quase todas) as sobremesas da carta, assim uma espécie de um best-off, para podermos experimentar de tudo um pouco. E aqui experimentamos de bom grado, desde a primeira visita, por é tudo muito bom! Bolo de Bolacha, Encharcada, Quindim, Mel e Noz, Sericaia, Torta de Laranja… venha o diabo e escolha, porque é tudo muito guloso! E, acima de tudo, é tudo caseiro. E isso faz-nos sentir ainda mais em casa!

restaurante O Chouriço pijaminha

Não precisamos de pedir um digestivo caseiro com o café, e também não nos é cobrado. Porque aqui n’O Restaurante O Chouriço ainda há muito a base da confiança, e os preço são feitos assim de forma arredondada… mas para baixo. Somos bem tratados, comemos bem, pagamos pouco… não há nada melhor do que isto, quer seja no Alentejo ou seja onde for.

restaurante O Chouriço

Por tudo isto, O Restaurante O Chouriço é um dos nossos restaurantes preferidos na zona de Montemor. Aliás, no Alentejo em geral. Um dos preferidos e um daqueles que visitamos mais vezes. Porque quando se gosta mesmo, é preciso voltar. Está-nos no sangue, percebem?

Quem não conhece O Chouriço, então é aproveitar uma ida até à zona de Montemor e dar lá um salto. Garantimos que se vão sentir em casa, que vão ser bem acolhidos, que vão ser bem alimentados. E que vão sair de lá a pensar quando é que vão voltar. Porque é isso que restaurantes como este nos fazem sentir: que temos de regressar rapidamente. Para ser felizes.

Uma outra excelente opção na zona é o Restaurante S. Cristovão que também já visitámos 😉

Preço Médio: 13€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua São João Deus, 30 | 7050-204 São Cristóvão | Montemor-o-Novo | 266 837 125

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.