TANTURA

Um Brunch que é uma viagem!

Uma das perguntas que mais recebemos tanto aqui no site como no Instagram é sobre brunches em Lisboa. Ora… quem nos conhece bem sabe que a cena da tosta de abacate com ovo escalfado não é propriamente a nossa praia. Aliás, mesmo no “boom” dos brunches – que aconteceu nos anos anteriores à pandemia – nunca fomos propriamente fãs desta modalidade.

No entanto, eis que fomos desafiados há umas semanas atrás para ir a um brunch… mas um brunch diferente. O Tantura é um dos poucos restaurantes em Lisboa a apostar na comida do Médio Oriente e está agora a apostar na modalidade brunch aos fins-de-semana. E podemos dizer-vos que é um brunch do caraças!

tantura brunch

Mesmo no meio do Bairro Alto, entrar no Tantura é como entrar naquelas lojas vintage que têm de tudo um pouco. O mobiliário e a decoração atiram um pouco para todo o lado, mas a verdade é que faz sentido no espaço, porque sentimo-nos naquela casa de familiares mais velhos, onde vamos só muito de vez em quando. A diferença é que estamos num restaurante bastante internacional, por isso somos atendidos primeiro em inglês e só depois em português. Mas sabemos onde estamos, por isso entramos no jogo.

tantura brunch

Ora… o brunch do Tantura é só assim uma coisa absurda! Porque sabemos que a comida do Médio Oriente tem muito a ver com pequenas porções para partilhar, mas o Tantura leva isso ao extremo no seu menu de brunch. A ementa é constituída por várias opções entre saladas diversas, pastas para barrar os diversos tipos de pão disponíveis, opções com ovos, pratos principais, sobremesas… ufa! São imensas opções, que podemos conjugar como quisermos, com preços diferentes.

Nós queremos experimentar o máximo possível – os sacrifícios que fazemos por vocês!! – e o que nos chega à mesa são um conjunto enorme de saladas e molhos, para acompanhar o cesto com 3 tipos de pão diferentes, todos feitos no restaurante. Vamos a isso? Pois que temos, por exemplo: baba ganush, pasta de alcachofra, salsa de tomate, guacamole (este está um bocadinho deslocado, mas pronto), labanea, salada de ovo, salada de atum, pasta de queijo creme, hummus, fatush, queijo halloumi… enfim, estamos a falar de um sem número de pastas e mini saladas que nos são trazidas para a mesa, para acompanhar o pão: kubanea (uma espécie de pão doce), bagel de Jerusalem, pães de beterraba e de noz.

 tantura brunch

Se ficávamos bem só com as saladas e as pastas? Sim, muito bem, até porque dá para repetir o que quisermos! Mas o brunch do Tantura não fica por aqui… Podemos ainda escolher os pratos principal, onde há também várias opções. Na verdade, depois de todas estas entradas, não sabemos bem como é que ainda se come muito mais, mas não quisemos deixar de provar a Shakshuka… e ainda bem que o fizemos, porque é a melhor que já comemos!!! A Shakshuka é um prato típico do Médio Oriente e do Norte de África, que basicamente consiste num refogado de tomate, cebola alho e especiarias, onde depois se acrescentam ovos escalfados e, a pedido, carne. Nós fomos para a opção com carne e podemos dizer-vos que o sabor é fantástico, muito apurado. Já não estávamos com grande fome, mas comemos a dose inteira na boa!

tantura brunch shakshuka

No brunch do Tantura podemos também pedir sobremesa, esta à escolha do Chef, mas este já sabíamos não ser o forte neste tipo de gastronomia. Provámos um bolo de canela com bom sabor e textura correta, além de uma espécie de folhados de chocolate, que cumprem o seu papel de terminar a refeição com algo doce. No fundo, era só mesmo para acompanhar o café, porque nenhum dos dois estava com fome.

tantura brunch sobremesa

Este brunch é uma verdadeira viagem pelo Médio Oriente, com influências de diversos países. É curioso ter esta opção para brunch, porque se pensarmos bem, este é um tipo de comida que se presta mesmo a isso: coisinhas várias para partilhar, com tempo, sem pressas. Há aqui sabores, texturas, cores, há aqui tanta variedade que quase não precisamos de regressar ao jantar. Sendo que o Tantura é daqueles restaurantes que temos em lista para visitar a algum tempo. Porque numa altura em que Lisboa tem opções gastronómicas de todo o Mundo, falta mais comida do Médio Oriente. E o Tantura, tanto à carta como nesta opção de brunch, resolve-nos isso!

Preço Médio: 30€ pessoa (com um número muito bom de pratos, incluindo 1 bebida)
Informações & Contactos:

Rua do Trombeta, 9 | 1200-471 Lisboa | 21 809 60 35

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.