VICENTE BY CARNALENTEJANA

Há CARNE DE PRIMEIRA no Cais do Sodré.

Continuam a abrir restaurantes no Cais do Sodré todas as semanas. Mas, ao contrário do que acontecia há uns largos meses atrás, agora começam a surgir espaços que não se preocupam apenas com a estética e em serem trendy, espaços que apresentam conceitos bem pensados e interessantes. Talvez exista espaço para tudo nesta zona, mas isso só o tempo irá dizer.

O Vicente by Carnalentejana é o segundo restaurante aberto pelo grupo em Lisboa. E, à semelhança do que acontece no restaurante inicial (vejam aqui o que achámos), aqui serve-se carne… alentejana. Tantos nas entradas como nos pratos, só carne com qualidade excelente. Aliás, é uma ementa que funciona tanto para o português, que conhece a qualidade da carne, como para o turista, que percebe o conceito e alinha. Talvez por isso mesmo os clientes sejam um misto de ambos, em igual proporção.

vicente by carnalentejana cais do sodre lisboa

O espaço é muito interessante, explorando as paredes de pedra que existem em muito edifícios desta zona da cidade (é quase como que entrar nas galerias romanas da rua da prata, mas sem esperar as 6 horas na fila!). Boa iluminação, mas demasiadas mesas para o espaço, percebo que para o rentabilizar, mas pode tornar-se desconfortável.

Começamos por pedir uns mini espetos de porco preto, que são umas pequenas espetadas, com a carne muito boa acompanhada por dois molhos que não fazem falta. Ao mesmo tempo chegou um excelente escabeche de perdiz, com a acidez no ponto certo, que peca apenas pelos muitos pequenos ossos que a carne tem (e atenção que compreendo que a perdiz seja um bicho complicado de desossar na totalidade, mas ainda assim é chato estar constantemente a trincar ossinhos…).

vicente by carnalentejana espetos porco preto cais do sodre lisboa

Dos 3 bifes à escolha, ficamos pelo bife da vazia grelhado (porque o “especial” é igual mas apenas com um molho de natas em cima…): o corte é bom, a carne é saborosa e vem no ponto. Os acompanhamentos (salada e batata frita) podiam ser mais interessantes, mas aqui investe-se na carne. Por falar em carne com qualidade, percebemos isso claramente no bife tártaro, um dos melhores que comemos em Lisboa! A carne, o tempero, tudo é excelente e justifica sozinho uma visita ao restaurante. Uma maravilha!

vicente by carnalentejana bife tartaro cais do sodre lisboa

Ora, as sobremesas é que ficaram aquém das expectativas, muito por causa da forma como nos são descritas. O bolo de chocolate é suposto ter o interior meio líquido, mas na realidade é sólido e não tem as diferentes texturas que esperávamos; e o créme brulée tem uma textura granulosa e demasiado sólida… É uma pena.

vicente by carnalentejana bolo chocolate cais do sodre lisboa

A acompanhar tudo, um bom vinho da casa, a um preço bastante simpático.

Não é um restaurante barato, mas como não me canso de reforçar, a qualidade paga-se. E aqui a carne é realmente muito boa. Não vou sequer entrar no campo do patriotismo ao reforçar que a carne, além de boa, é nacional, porque o que importa mesmo é a qualidade. A ver vamos se essa qualidade é suficiente para fazer o Vicente competir com os outros restaurantes da moda na zona…

Preço Médio: 32€ pessoa (entrada, prato e sobremesa, com vinho da casa)

Informações & Contactos:
Rua das Flores, nº 6 | 1200-195 Lisboa | 218066142

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.