Podia ser tão melhor, principalmente o serviço…
Não são muitas as vezes que dou segundas oportunidades a um restaurante do qual não gostei na primeira visita. E honestamente, nunca tinha acontecido dar uma terceira oportunidade. Mas também compreendo que há ocasiões especiais que podem justificar, até certo ponto, uma mudança na experiência que os restaurantes nos proporcionam. E a Restaurant Week é uma dessa situações especiais.
Já fui uma vez almoçar à Bica do Sapato, num dia de verão, e até fiquei numa mesa de janela, o que cria todas as condições para uma experiência agradável. Gostei da comida, mas detestei o serviço. E detestei porque senti que é um restaurante para clientes habituais, para ver e ser visto, onde os “outsiders” são tratados de forma indiferente e pouco simpática (especialmente se não escolherem um menu de degustação ou outras opções mais caras…).
Foi uma impressão nítida, mas ainda assim, e tendo em conta que decidiram aderir ao Restaurant Week, na última edição resolvi lá voltar. E com maus resultados, porque como cliente de uma “promoção”, voltei a sentir que era um “cliente de segunda”, principalmente em comparação com mesas mais afastadas onde estavam clientes “normais”.
Mas, e porque sou teimoso, resolvi voltar nesta edição.
E resolvi voltar porque, mais uma vez, o menu da Bica do Sapato é sem dúvida dos mais interessantes de todos os restaurantes aderentes. E a verdade é que a comida é realmente boa! A cavala fumada e o carpaccio de pato estavam bastante bons para começar, o lombo de bacalhau era razoável mas a vitela no forno com migas de batata e chouriço era fantástica! Sobremesas boas, só.
Mas depois vem o resto… E sim, nesta edição as coisas estão melhores: o atendimento é mais cordial (mas só isso, cordial, nada de simpatias), os pratos não são servidos a correr (conseguimos jantar à vontade quase numa hora e meia) e vi uma casal numa mesa junto à janela (que são as melhores da sala).
Só que o problema é a comparação que vemos (e é visível!) entre os clientes de “promoção” e os restantes. Não somos mal tratados, mas sentimo-nos clientes “de segunda”.
O que só é mau para o espaço. Porque a Restaurant Week é a melhor forma de novos clientes conhecerem espaço que habitualmente riscam das suas escolhas por serem demasiado caros. E se os restaurantes aderem, deviam perceber quais as vantagens que isso lhes pode trazer. Mas como o target não somos “nós”, talvez não lhes interesse…
Preço Médio: 50€ pessoa (entrada, prato e sobremesa, com cocktail)
Informações & Contactos:
Av. Infante Dom Henrique, Armazém B, Cais da Pedra, Santa Apolónia | 1900-436 Lisboa | 21 881 0320
[codepeople-post-map]