Casa de Pasto Fernanda (Tavira)

CASA DE PASTO FERNANDA (Tavira, Algarve)

Açorda ou Ensopado? Eis a questão…

Há muitas razões que me levam a ir a um restaurante que não conheço. A sua “fama”, recomendações de gente que sabe do que fala, o hype de um chef famoso, enfim, muitas razões. E, por vezes, uma dessas razões é apenas um prato. Pode ser um prato que conheço e adoro, ou pode ser algo que nunca provei e que me desperta a curiosidade. E lá vou eu, seja onde for.

Ora, andámos 20 minutos nas curvas e contra curvas das estradinhas da serra de Tavira para chegar à Casa de Pasto Fernanda, e tudo por causa da especialidade da casa: a açorda de galinha.

Casa de Pasto Fernanda (Tavira)

Quando andámos por Tavira no Verão já nos tinham falado deste prato e consequente restaurante (sim, nessa ordem), mas na altura não tivemos disponibilidade. Por isso, ao voltar à mesma zona, não podíamos deixar passar novamente. Porque a descrição era boa: uma açorda de galinha com grão. Parece-me muito bem!

Casa de Pasto Fernanda (Tavira)

Começando já por aí, uma questão pertinente: é uma açorda ou um ensopado?! Geralmente numa açorda do sul do país espero algo mais próximo da açorda alentejana. Mas na Casa de Pasto Fernanda aquilo que nos servem é uma tijela cheia de caldo, com muito pedaços de galinha, muito grão… e fatias de pão no fundo. Honestamente chamo-lhe ensopado, e por isso senti-me um pouco enganado. Mas pronto…

Casa de Pasto Fernanda (Tavira)

Independente da nomenclatura, o que não falha mesmo é o sabor! O caldo é excelente, rico no sabor a galinha mas com um toque de frescura dado pela hortelã que por lá anda. A galinha está tenra e nem todos os pedaços têm muita carne, mas o grão ajuda a encher. Assim como o pão, ensopado no fundo, de comer à colher com o resto do caldo. Um belo ensopado… perdão, açorda!

E aviso à navegação: tanto a açorda como as outras especialidades da casa precisam de ser encomendadas, não vale a pena aparecerem de surpresa e pedir que não vai acontecer. Se querem, é ligar para marcar e encomendar logo.

Casa de Pasto Fernanda (Tavira)

Por falar em especialidades da casa, ainda provámos outra. O javali tem o mesmo problema da açorda, que tem a ver com a falta de explicação na lista. Também é verdade que não perguntamos, mas numa casa de grelhados esperávamos um javali assado no forno ou algo do género. E o que nos é servido é outro ensopado. Pois… Carne tenra, pedaços de abóbora a acompanhar o estufado, e fatias de pão na base do prato fundo, a ensopar no molho. O conjunto todo podia estar mais apurado, falta-lhe algum contraste de sabor.

Excelentes são as plumas de porco ibérico, uma carne maravilhosa e muito bem tratada na grelha.

Casa de Pasto Fernanda (Tavira)

Aliás, à medida que o restaurante vai enchendo – com clientes habituais ali da zona, percebe-se facilmente pela forma como falam com os empregados – percebemos que muita gente tem já a açorda encomendada mas em nenhuma mesa falta um prato de carne grelhada. Sejam as plumas, os secretos, o entrecosto ou o piano, em todas as mesas é servido um. Lá está: quem sabe para o que vai não precisa de inventar.

Outra coisa que se calhar devíamos ter antecipado ao ver chegar garrafas de vinho engarrafado às outras mesas… era que o vinho da casa é bastante fraco. Daí sermos a única mesa com um jarro… enfim, vivendo e aprendendo 🙂

Terminamos o nosso jantar com uma tarte de alfarroba, figo e gila e uma torta de batata doce, duas sobremesas que representam o Algarve e que são ambas bastante boas e bem servidas.

Casa de Pasto Fernanda (Tavira)

Saímos com o restaurante completamente cheio, mesmo que para nós nos pareça no meio do nada. É a maravilha de andar pelas estradas de Portugal, o descobrires assim este tipo de restaurantes que parecem perdidos e depois estarem sempre cheios.

Se a açorda (ou ensopado) de galinha da Fernanda é inesquecível? Não, pelo menos não achámos. Mas não foi um jantar nada mau, e permitiu-nos experimentar coisas novas e tradicionais. E tendo em conta que estamos a atravessar uma fase de valorização da gastronomia portuguesa a nível internacional, era interessante que as pessoas se interessassem cada vez mais em conhecer as nuances do que se come nos diversos pontos do nosso país.
Só assim conseguimos perceber quem somos.

Preço Médio: 15€ pessoa (com vinho da casa)

Informações & Contactos:
Corte António Martins | 8800 Tavira | 281 951 770

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.