BIERGARTEN CASCAIS

BIERGARTEN CASCAIS

À moda da Baviera… no centro de Cascais.

Há restaurantes que me lembro de existirem “desde sempre”. Não necessariamente por ser um frequentador assíduo, mas por lá ter ido algumas vezes ao longo do tempo e ouvir outras pessoas falar a “antiguidade” do sítio. E, mesmo não indo muitas vezes para a zona de Cascais na minha adolescência ou início da idade adulta, lembro-me de ter ido umas poucas vezes ao Jardim da Cerveja. Não para jantar, mas para beber cervejas ao fim da noite. Porque era daqueles sítios abertos até tarde e que havia sempre alguém a sugerir. Da altura lembro-me só de ficar numa espécie de esplanada e beber cerveja em canecas de alumínio. Mais nada.

Ora, foi num contexto também de fora de horas – mas desta vez num almoço tardio de Sábado – que voltei ao Jardim da Cerveja em Cascais. Que agora é o Biergarten Cascais.

BIERGARTEN CASCAIS restaurante alemão

Basicamente estamos a falar do mesmo espaço… mas com algumas diferenças significativas. No exterior está tudo muito parecido com o que me lembro: a mesma zona de jardim e a mesma zona de esplanada coberta e quase interior, com o apoio do bar. Mas é no interior que as verdadeiras mudanças começam, no sentido literal e figurado. Figurado porque a gerência do espaço mudou, e mesmo não mudando o conceito de jardim da cerveja, há claramente uma ideia fixa de evoluir em relação ao passado; e literal porque a sala de jantar interior do “novo” Biergarten Cascais está muito mais interessante do que era. Melhor iluminação, melhor mobiliário e um mix de luminosos de bar e decoração tipicamente alemã (ou pelo menos aquilo que temos no nosso imaginário de um bar de cerveja alemão). Um espaço muito engraçado e acolhedor, de dia ou de noite.

BIERGARTEN CASCAIS restaurante alemão

Além das inúmeras referências de cerveja entre as quais podemos escolher, fomos pela comida. A carta tem tostas, saladas e hambúrgueres, o que faz sentido porque o espaço está aberto fora de horas, mas também uma secção com petiscos. Nós ignoramos tudo isso e fomos directo à página com as especialidades alemãs. Quando em Roma…

BIERGARTEN CASCAIS restaurante alemão

Começamos por dividir um schnitzel (um panado de porco), grande e bem panado. A carne está tenra e o limão espremido por cima torna-o ainda mais interessante.

BIERGARTEN CASCAIS restaurante alemão

Depois, um clássico da cozinha alemã: o hax’n, que são basicamente as juntas das patas do porco assadas. Aqui muito bom, com a carne a sair do osso sem dificuldade nenhuma, tenra, rica. Acompanha com um bom chucrute e uma cebola caramelizada dispensável.

BIERGARTEN CASCAIS restaurante alemão

Para variar das coisas alemãs, um naco na pedra. Carne também muito boa, bons molhos a acompanhar, mas um bocado caro para o tamanho do naco.

BIERGARTEN CASCAIS restaurante alemão

Vemos passarem por nós duas das salsichas da lista e já sabemos o que pedir numa próxima visita. São enormes e têm um óptimo aspecto!
Para terminar, outro clássico alemão: o apfelstrudel. Caseiro, muito saboroso também, puxado à canela mas sem que ela se sobreponha à maçã.

BIERGARTEN CASCAIS restaurante alemão

Quando terminamos o nosso almoço tardio são umas 17h e a esplanada está já bem composta, com um misto de portugueses e estrangeiros, todos com cervejas na mão. Há coisas que não mudam!

BIERGARTEN CASCAIS restaurante alemão

Honestamente, se o espaço fosse meu, arriscava mesmo a mudar o conceito (uma steakhouse aqui resultava na perfeição). Mas não conhecemos o contexto nem as condicionantes, por isso fica apenas a ideia. De qualquer forma, há uma vontade de fazer deste um Biergarten diferente e mais genuíno dentro do género. Pode mesmo tornar-se um bastião da gastronomia alemã na Grande Lisboa, aproveitando o facto de não ser muito explorada. O espaço (tanto interior como exterior) já lá está e ajuda, mas a comida é que faz o resto. Nós vamos de certeza acompanhar este progresso e voltar para provar as salsichas, pelo menos! 😉

Preço Médio: 18€ (com cerveja)

Informações & Contactos:
Rua Frei Nicolau Oliveira, 144 | 2750-641 Cascais | 926 837 350

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.