CASANOVA

CASANOVA

Aqui há das melhores pizzas de Lisboa!

Quando alguma publicação ou blog faz um top das melhores pizzarias em Lisboa, a Casanova vem sempre em primeiro lugar. Ou num dos primeiros, tipo Top 3. O que é bastante curioso, tendo em conta que abriram algumas boas pizzarias em Lisboa nos últimos dois anos, pelo menos. Ainda assim, la continua a estar no topo das preferências.

Honestamente, não é A minha pizza preferida de Lisboa, ainda que o Casanova também esteja nos lugares cimeiros do meu top de pizzarias na cidade. E também acho que não é assim tão fácil de eleger a melhor pizza, quando há umas poucas que claramente se destacam das restantes – e dentro destas que se destacam, há cada vez mais variantes diferentes, o que nos leva a alargar os critérios. Mas pronto, pizzas são pizzas e opiniões são opiniões. 🙂

Aquilo que claramente destaca o Casanova das restantes pizzarias da cidade é o espaço. As mesas corridas, os grandes espelhos ovais, a iluminação original, a cozinha envidraçada, o tecto… Enfim, tudo no espaço faz lembrar uma cantina, mas com um toque claro de sofisticação que é mais do que suficiente para nos fazer sentir bem, mesmo estando a partilhar a mesa com desconhecidos.

Outra coisa que não vão encontrar em mais nenhuma pizzaria de Lisboa é a fila enorme que enche o corredor todo (e às vezes chega à porta da rua). É provavelmente o único restaurante em Lisboa onde as pessoas não se importam de esperar meia hora, uma hora… e isto acontece em todas as vezes que voltam.

E a realidade é que vale a pena a espera. Porque as pizzas são mesmo excelentes. Aqui, além da massa do forno de lenha, são mesmo os ingredientes sempre frescos e a sua conjugação. Uma pizza que se come sem ficar cheio, e que se sobrar até se pode levar para casa. Massa fina, estaladiça, para dobrar ao meio cada fatia e comer com as mãos, sem vergonhas.

Há quem só vá ao Casanova pelas pizzas especiais e sazonais, como a de trufas pretas ou a presunto e figos, mas mesmo as “normais” são excelentes! Desde a Diavola até à Rústica, passando pela fantástica Pesto, todas as pizzas aqui servidas têm os ingredientes na proporção certa e a massa cozinhada no ponto prefeito. O difícil é mesmo escolher só uma!

Existem algumas pastas na carta também, mas honestamente nunca para lá fomos porque… sei lá, aqui simplesmente não nos parece fazer sentido. Para entrada as bruschettas são fantásticas, mas os crostinis são menos bem conseguidos.

Finalmente, há boas sobremesas! O Tiramisu é muito bom, assim como a Panna Cotta. Menos bem conseguida a Tarte de Requeijão e Trigo, mas há gostos para tudo. E depois destas pizzas, quase nem é preciso uma sobremesa para rematar o jantar.

Tudo acompanhado pelo chá frio da casa, que também é bastante agradável, ou pelo vinho servido em jarro, onde o tinto é fantástico e viciante. Aliás, peçam um copo logo durante a espera. Ou dois…

Por isso, se aguentarem a espera e não se importarem de jantar ao lado de perfeitos desconhecidos, então este é mesmo o restaurante a ir. O Casanova foi sobrevivendo a todas as modas e aberturas trendy e restaurantes de Chefs famosos, e isso aconteceu só por uma razão: aqui há realmente das melhores pizzas de Lisboa. Ponto final.

Preço Médio: 16€ pessoa (pizza, chá gelado e sobremesa)
Informações & Contactos:
Av. Infante D. Henrique, Cais da Pedra à Bica do Sapato, Arm.7 Loja B | 1900-Lisboa | 21 887 7532

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.