PISTOLA Y CORAZÓN TAQUERIA

PISTOLA Y CORAZÓN TAQUERIA

Partilha, diversão, tacos e tequilla. Tudo aquilo que a comida mexicana deve ser!

Podem continuar a abrir restaurantes mexicanos em Lisboa, que o trono continua a ter sempre o mesmo ocupante! O Pistola Y Corazón redefiniu o conceito de restaurante mexicano logo na sua abertura, porque os que existiam na altura tentavam levar-se demasiado a sério. O que este pequeno espaço no Cais do Sodré nos trouxe foi a ideia de que a comida mexicana é pura e simples diversão! É para partilhar com amigos enquanto bebemos cervejas, é para sujar as mãos e lamber os dedos. E esta mudança de paradigma transformou-o num caso de sucesso que continua até aos dias de hoje… e está ainda para durar muito tempo.

A primeira coisa que se nota no Pistola Y Corazón é a fila à porta. Grande. Constante. Mas cheia de gente bem disposta, que nem parece estar ali à espera há algum tempo. Assim como nós ficámos, quase meia hora, enquanto bebíamos a primeira Corona da noite.

A segunda coisa que se nota no Pistola Y Corazón é o ambiente, quando entramos. Uma extensão do exterior, com barulho mas muita gente jovem e divertida. Mesas para partilhar, porque a comida mexicana pede convívio e especialmente os tacos pedem partilha.

A terceira coisa é a decoração. E essa vamos descobrindo ao longo de toda a noite, porque não tem nada a ver com a decoração “in your face” dos mexicanos normais. Simples, baseada em pequenos pormenores kitsch que representam um México mais moderno ou, se preferirmos, um México mais “Tarantinesco”. Só por isso, 5 estrelas!

E depois de tudo isto chega o serviço, que desde a recepção até ao final é sempre muito simpático e divertido, mesmo com a casa a abarrotar. Quem nos serve sabe o que nos está a servir, sabe o que está a fazer e fá-lo com estilo.

Passando por cima de inúmeros pormenores deliciosos como o nome dos molhos, as instruções de como comer um taco ou mesmo os nomes das bebidas, entramos então na comida. Trata-se de uma taqueria, pelo que aqui comem-se tacos! A lista tem 10 tipos diferentes, e o ideal é ir em grupo para experimentar vários. Cada dose traz 3 tacos, relativamente pequenos mas com ingredientes excelentes.

Desde o clássico Carnitas até ao Calabacitas con Elote (vegetariano!!!), passando pelos mais picantes (e interessantes) Tingas de Res (vaca com molho de tomate), Tinga de Pollo (frango, tomate e chipotle) ou De Camarón (camarão), tudo aqui faz sentido e, porque o ideal é partilhar, torna a refeição num momento de descoberta e boa disposição.

A carta foi mudando e foram surgindo tacos novos e ainda mais diferenciadores, como por exemplo o Cochinita Pibil (carne de porco assada lentamente em folha de bananeira com marinada de achiote, lima e laranja, com pickles de cebola roxa) ou o Campechano (peito de vaca marinado misturado com salsicha mexicana e temperado com especiarias). Poucos ingredientes em cada um e sempre com os molhos à parte, para podermos acrescentar a gosto.

Antes ainda comemos um bom Guacamole e o 2 Sopes: massa de milho frita e recheada de pasta de feijão preto, natas azedas e salsas. Maravilhoso!

No final há sempre “fome” para o magnífico Pastel Trés Leches. Acompanhámos com margaritas bem servidas e muito boas, e também a maravilha que é o Mata Gringos (que basicamente é uma margarita com uma Corona lá espetada dentro!). Brutal!

Mesmo estando na zona da moda e sendo ele mesmo um restaurante da/na moda, aquilo que distingue o Pistola y Corazón dos outros mexicanos de Lisboa é a forma descomprometida e genuína com que faz as coisas. Ou como eles próprios assumem na frase escrita numa parede do restaurante, é “comida sin verguenza”.

É um sítio onde estamos bem e onde passamos um bom bocado, como se estivéssemos numa tasca à beira de uma estrada qualquer no México. E esse feeling com que saímos sempre desta taqueria faz com que queiramos voltar a enfrentar a fila para repetir. Viva el Mexico!!

Preço Médio: 15€ pessoa (entrada, tacos e Coronas)
Informações & Contactos:
Rua da Boavista, 16 | 1200-067 Lisboa | 213420482

2 comentários em “PISTOLA Y CORAZÓN TAQUERIA”

  1. Como posso fazer para marcar uma mesa, em virtude de ser deficiente e não conseguir ficar em pé a tal meia hor.
    Gostava de ir aí mas tenho esta dificuldade. Podem ajudar-me sff
    Álvaro Tavares

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.