DOM LEITÃO

Bom Leitão. E o resto também!

Pronto, lá vamos começar com as discussões. O leitão está ao mesmo nível das francesinhas e dos bitoques, no que respeita às discussões sobre onde é que se come o melhor. Cada um tem a sua opinião, algumas mais consensuais que outras, e muitas vezes as discussões são agressivas. Porque não é o verdadeiro, a receita está adulterada, ali e acolá é que é bom, etc. etc. Por isso, tenham calma a ler este texto, ok? Porque são opiniões, e cada um tem direito à sua. 😉

Isto porque eu gostei muito do leitão do Dom Leitão, o restaurante do Estádio Pina Manique. Já me tinham referenciado o restaurante, quando se fala em comer leitão em Lisboa, e aqui sempre me disseram que era servido bom leitão na sua versão à Bairrada. Por isso, andava ali perto numa hora de almoço e resolvi arriscar. E a verdade é que gostei bastante.

Chegamos a um restaurante enorme e quase vazio, mas apenas porque chegamos um pouco antes das 13h – quando saímos, está completamente cheio e com clientes à espera no exterior. É daqueles restaurantes onde já estão alguns pratos de entradas na mesa quando nos sentamos, sendo que depois ainda nos aliciam com um prato de croquetes e rissois de leitão… é inevitável, não é? Até porque são bastante bons!

Dom Leitão
Dom Leitão

O serviço no Dom Leitão é rápido, talvez porque sabem que o espaço vai encher e por isso é preciso não perder muito tempo. Por isso também somos rápidos a escolher, ainda que a carta tenha muito mais do que leitão. Esse já sabemos que vamos provar, mas como somos quatro pessoas à mesa, pedem-se ainda outros pratos, para provar mais coisas.

Ora, dois desses pratos são também de leitão. O Brás de Leitão é interessante, bem feito, falta-lhe alguma cremosidade mas o sabor não tem nada a apontar; e a Alheira de Leitão também cumpre muito bem o seu propósito, tanto a nível de sabor como de textura. São dois pratos competentes, para quem gosta de leitão de formas diferentes.

Dom Leitão
Dom Leitão

E ainda antes do protagonista do almoço, o Polvo à Lagareiro, uma bela surpresa, por sinal. O polvo é bom, está tenro e bem temperado, com muito alho e pimenta, ainda que pudesse ter um pouco mais de azeite. Bons grelos e batatas a murro para acompanhar também, muito bom.

polvo à lagareiro

Finalmente, o Leitão, assado à moda da Bairrada. Honestamente, gostei muito. O bicho está bem assado, a carne tem muito sabor, a pele é crocante. O molho é como deve ser, espesso e picante, tudo é muito saboroso. O tamanho da dose é o normal, e aqui o bicho é servido com batata frita e também batata assada – era a única coisa que mudava, trocava uma das batatas por uma salada. Mas pronto, isso são pormenores. O que interessa é que fiquei realmente muito bem impressionado!

Dom Leitão

Na mesa ainda se pedem duas sobremesas, que não são inesquecíveis, ainda que voltem a cumprir. São se calhar o menos interessante da refeição, mas só por comparação com os pratos principais. E com o café ainda aparecem na mesa uns pastéis de nata, mas percebemos logo que era mais uma daquelas “ofertas” que não o são. Por isso, ficaram lá.

sobremesas

O veredicto final sobre o Dom Leitão foi, por tudo isto, muito bom. O leitão é muito acima da média, e dos melhores que temos comido por Lisboa. É verdade que são opiniões, mas esta é a minha. De resto, preço justo, por isso é uma boa opção para quem estiver com apetites do bicho!

Preço Médio: 25€ pessoa (com cerveja)
Informações & Contactos:

Estádio Pinamanique | 1500-462 Lisboa | 924 342 725 | 217 649 859

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.